Região pode ter recorde de frio com mínima de 4ºC

  • Frente fria vai derrubar a temperatura ao longo da semana;
  • Massa de ar polar baixará as mínimas em diversos Estados, inclusive nas cidades da região, que terão 4ºC na madrugada desta quarta, dia 18

Onda polar vai atingir a região

Uma nova e intensa frente fria chega ao Sudeste a partir desta semana. O clima gelado atinge, não somente a capital paulista, mas todo o Estado de São Paulo, além de outras regiões brasileiras que devem, inclusive, ter neve nas áreas montanhosas. 

No Interior, as temperaturas abaixo ou em torno de 5°C são previstas durante as madrugadas, sendo, até agora, as menores registradas este ano. Aqui na região, segundo o Climatempo, as cidades de Itu e Salto devem ter mínimas de 4°C na madrugada de quarta-feira, 18, enquanto em Indaiatuba chegará a 5ºC nessa mesma data. As mínimas continuarão abaixo dos 10ºC durante toda a semana. Já as máximas na região não devem passar dos 20ºC até sexta, dia 20.

No litoral, o pico do frio deve ser entre os dias 19 e 20. As mínimas podem ficar em torno de 11º a 13°C na Baixada Santista e litoral norte, além do litoral sul que deve ficar com temperaturas mínimas em torno de 10°C a 12°C.

A intensa onda de ar frio ocasionada pela massa polar atinge não só São Paulo, mas também outros Estados brasileiros, com possibilidade de neve, principalmente na região sul do país.

Ainda segundo o Climatempo, a queda de temperatura expressiva que começou na sexta, 13, nas serras gaúcha e catarinense, pode se estender pelos próximos dias e provocar geada.

Essa frente fria está acompanhada de um ciclone extratropical, que vai ficar parado por vários dias no oceano, e um por uma intensa massa de ar polar que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma bastante expressiva. O frio mais intenso está previsto a partir desta terça, 17 de maio, mas principalmente entre os dias 18 e 19.

NA REGIÃO

Veja a previsão de temperatura para a região, de acordo com o Climatempo:

EM ITU:

– Segunda-feira (16): máxima de 23°C e mínima de 14°C;
– Terça-feira (17): máxima de 19°C e mínima de 9°C;
– Quarta-feira (18): máxima de 15°C e mínima de 4°C;
– Quinta-feira (19): máxima de 18°C e mínima de 6°C;
– Sexta-feira (20): máxima de 20°C e mínima de 7°C.

EM SALTO:

– Segunda-feira (16): máxima de 24°C e mínima de 14°C;
– Terça-feira (17): máxima de 20°C e mínima de 8°C;
– Quarta-feira (18): máxima de 16°C e mínima de 4°C;
– Quinta-feira (19): máxima de 17°C e mínima de 6°C;
– Sexta-feira (20): máxima de 20°C e mínima de 6°C.

EM INDAIATUBA:

– Segunda-feira (16): máxima de 24°C e mínima de 17°C;
– Terça-feira (17): máxima de 21°C e mínima de 11°C;
– Quarta-feira (18): máxima de 17°C e mínima de 5°C;
– Quinta-feira (19): máxima de 18°C e mínima de 7°C;
– Sexta-feira (20): máxima de 19°C e mínima de 5°C.

 

foto: AdobeStock