Pesquisar

>

Post: Itu terá mais uma escola em tempo integral

Itu terá mais uma escola em tempo integral

Prefeito e autoridades durante o lançamento da pedra fundamental da escola
  • Cerimônia nesta terça-feira, 03 de maio, marcou lançamento da pedra fundamental da Rede Saber IV no bairro Pirapitingui, em Itu;
  • Serão 36 salas de aula e a expectativa é de que, em sua primeira etapa, a escola atenda 800 alunos

Uma obra grandiosa em extensão e, principalmente, em importância para a Educação em Itu está sendo edificada na Vila Martins, na região do Pirapitingui. Nesta terça-feira, 03 de maio, ocorreu o lançamento da pedra fundamental da construção da Escola Municipal em Tempo Integral Rede Saber Unidade IV.

A escola será a primeira unidade de ensino integral municipal na referida região. “Eu não tenho dúvida de que o nosso slogan – Tempo de Crescer – ganha uma marca fundamental, porque neste momento fazemos o maior investimento da Educação na história de Itu”, enfatizou o prefeito Guilherme Gazzola durante a cerimônia.

Ele observou que a construção da Rede Saber Unidade IV não é só uma obra feita de ferro e concreto, mas um projeto educacional acompanhado de um excelente sistema pedagógico e que passará, ainda, por renovação e valorização da carreira do funcionalismo público municipal.

A escola será implantada em um terreno de 20 mil metros quadrados e terá 6.400 metros de área construída. Serão 36 salas de aula e a expectativa é de que, em sua primeira etapa, a escola atenda 800 alunos (fase I e II – pré-escola até o quinto ano). Gazzola ressaltou que, ao somar alunos, corpo técnico e diretivo da unidade, se tem uma “cidade” de pequeno porte funcionando dentro de Itu e isso é impactante.

O prefeito afirmou ainda que a escola será um ambiente acolhedor, propício ao ensino. O prédio contará, entre outros recursos, com salas refrigeradas, sistema de água de reuso e aproveitamento fotovoltaico (para converter energia solar em elétrica).

Ao discursar, o secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi Junior, analisou que a pandemia de covid-19 mostrou a importância de professores e funcionários para os alunos, que a tecnologia permanecerá entre nós, e que as formas de aprender e de ensinar mudaram sensivelmente. “De uma situação em que o professor é o iluminado, o guia, o sábio, que os alunos devem seguir, estamos passando para um contexto em que o aluno vai à frente, e que a posição do professor é indicar possibilidades, abrir caminhos, gerar curiosidades, instigar, provocar o conhecimento”, pontuou.

O secretário acrescentou que esse processo é mais difícil do que colocar o conteúdo debaixo do braço e repeti-lo ano após ano. “É mais difícil, mas é muito mais importante e, sem dúvidas, muito mais estimulante e gostoso de fazer. Aluno, do latim, alumni, é aquele que precisa ser alimentado”. E citou Rubem Alves que defendia que para uma boa educação não precisamos nem da faca e nem do queijo, precisamos apenas da fome. “Precisamos que os estudantes venham para a escola com fome de conhecimento, com vontade de aprender. E então nós, professores, seremos a classe mais feliz do mundo”.

Walmir Scaravelli, que lançou o projeto de construção da Rede Saber IV, quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação, compareceu à cerimônia. Ele lembrou que, logo após a inauguração da Rede Saber Unidade I, o prefeito Guilherme Gazzola o alertou que era preciso fazer algo pela Educação da região do Pirapitingui. O projeto inovador foi pensado, está sendo executado e Scaravelli agradeceu por poder participar da cerimônia.

Vista aérea do projeto que pretende transformar a educação no Pirapitingui, em Itu

Cápsula do tempo

O lançamento da pedra fundamental foi marcado pelo descerramento da placa alusiva ao referido marco e pela solenidade da Cápsula do Tempo, que tem como objetivo guardar para o futuro materiais que representem a sociedade ituana atual. A cápsula deverá ser aberta em 03 de maio de 2042, quando completará 20 anos.

Dentro da cápsula do tempo foram colocadas, entre outros documentos e materiais, cartas do prefeito Guilherme Gazzola e do secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi Junior, cédula de dinheiro, documentos, cartinhas de alunos do Ensino Fundamental e desenhos das crianças da Educação Infantil, indicando o que esperam do futuro de Itu, além de livros e apostilas usadas atualmente pelos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil, edições de jornais e revistas com a data da cerimônia, além de máscara de proteção facial utilizada como medida sanitária durante a pandemia de covid-19.

 

fotos: Juca Ferreira/Prefeitura de Itu

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?