Pesquisar

>

Post: Irmãos Lobo ganham exposição no Museu Republicano

Irmãos Lobo ganham exposição no Museu Republicano

Elias Lobo ganha homenagem no Museu Republicano

Músicos se destacaram na arte e na vida política do país

Em comemoração à Semana da Convenção de Itu, o Museu Republicano de Itu e o Museu da Música – Itu, em parceria, abrem para o público no sábado, dia 23 de abril, a exposição “Museu e República em Itu – a atuação dos irmãos Lobo”, no Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu (Rua Barão de Itaim, 140 – Itu).

A mostra contará com acervos da família Lobo, reproduções do Hino Republicano e de partituras de óperas, modinhas e lundus compostas pelo maestro Elias Lobo, e do piano Herz, de fabricação francesa.

“Foi com este piano que Elias Lobo compôs parte de sua obra musical, lecionou para jovens da elite campineira e paulistana e também para os seus filhos”, explicam o professor e mestre Luís Roberto de Francisco, a professora doutora Maria Aparecida de Menezes Borrego e a doutora Anicleide Zequini, curadores da exposição.

Para além da arte, os músicos ituanos se destacaram na história política do país. O maestro Elias Lobo (1834-1901) e seus irmãos José e Francisco participaram da “Convenção de Itu”, que aconteceu no dia 18 de abril de 1873, na residência da família Almeida Prado, prédio que hoje abriga o Museu Republicano de Itu, no Centro da cidade.

A exposição terá entrada gratuita e ficará aberta para visitação todos os dias, das 10h às 17h. São necessários o uso de máscara e o comprovante de vacinação contra a covid-19 para ingressar no Centro de Estudos.

A abertura, no dia 23, contará com palestra proferida pelo professor e mestre Luís Roberto de Francisco sobre a temática da exposição. O evento, das 10h às 12h, é uma iniciativa da Acadil – Academia Ituana de Letras – e será no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano.

Mais informações: edu.mrci@usp.br .

 

foto: Arquivo

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?