Pesquisar

>

Post: Sinfônica de Indaiatuba reúne músicos tchecos em concerto

Sinfônica de Indaiatuba reúne músicos tchecos em concerto

Sinfônica de Indaiatuba durante apresentação

Orquestra traz peças de Antonín Dvořák e Bedřich Smetana para apresentação na sexta, dia 1º de abril, no Mosteiro de Itaici

 Dois renomados compositores da música clássica tcheca serão destaque do próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que acontece sexta-feira, 1º de abril, às 20h, no Mosteiro de Itaici. No repertório, a Sinfonia n.º 9 em Mi Menor ‘Do Novo Mundo’, de Antonín Dvořák; e O Moldávia, de Bedřich Smetana, marcam a segunda apresentação da Temporada 2022, com direção e regência do maestro Paulo de Paula. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

Smetana e Dvořák têm muito em comum. Além do país de origem, a República Tcheca, ambos transitaram não só pelo mesmo período artístico e cultural, o Romantismo, como também pertenceram ao mesmo movimento musical nacionalista, eclodido no século 19.

Tantas referências em comum conferem características similares às obras desses compositores. Por exemplo, uma forte presença de elementos folclóricos e da música popular. Toda a produção desses artistas traz uma mescla entre os recursos mais sofisticados da música clássica/sinfônica e as inspirações enraizadas nas tradições de sua terra natal.

Considerado um dos pais da música tcheca, Bedřich Smetana (1824 – 1884) é um dos principais artistas desta vertente nacionalista. Assim como Beethoven, o compositor tornou-se deficiente auditivo no auge de sua carreira. Inclusive, O Moldávia – que pertence à coletânea autoral Ma Vlast (em português, Minha Nação) – foi criado enquanto Smetana já estava completamente surdo.

Entretanto, a peça é ainda uma de suas mais famosas, descrevendo os cenários e paisagens encontrados ao se navegar pelo rio Moldávia (em tcheco, Vltava), um dos mais importantes de seu país.

Referências

 A produção artística de Smetana influenciou outros artistas, dentre eles, Antonín Dvořák (1841 – 1904), que também integra este concerto da Sinfônica, com a Sinfonia n.º 9 em Mi Menor ‘Do Novo Mundo’.

Devido ao período em que residiu nos EUA, Dvořák traz em sua bagagem cultural ritmos tanto tchecos quanto americanos. Não à toa, interessou-se muito por estudar as músicas dos nativos americanos e também da população negra local.

Esses aprendizados se transferem para Sinfonia n.º 9, a última das nove sinfonias que Antonín Dvořák compôs. Também é conhecida como ‘Do Novo Mundo’ por ter sido escrita em um curto período em que o compositor morava em Nova York e em menção a como a América era chamada pelos europeus.

A obra teve uma exitosa estreia em 1893, no Carnegie Hall, e segue como uma das mais executadas dentro do repertório sinfônico.

A apresentação é realizada pela Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Esquema vacinal

 Seguindo orientação da Resolução 166, de 04 de novembro de 2021, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para regulamentação de eventos no território estadual, tais como atividades culturais, esportivas e de lazer, deverão ser observados: exigência de comprovação de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), ou pelo menos uma dose da vacina com apresentação de resultado negativo de teste para covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes da realização do evento.

SERVIÇO:

Data: 1º de abril

Horário: 20h

Local: Anfiteatro Rainha dos Apóstolos, no Mosteiro de Itaici

Endereço: Rodovia José Boldrini, 170, Itaici, Indaiatuba

Entrada gratuita e por ordem de chegada

 foto: Felipe Gomes/AMOJI

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?