>

Post: SP lança plano de crescimento econômico até 2040

SP lança plano de crescimento econômico até 2040

Lançamento do PDE no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista

Principal objetivo do governo do Estado é promover aumento do PIB paulista a 4% ao ano para expandir geração de emprego e renda

 

O governo do Estado anunciou na sexta-feira, 25, o lançamento de um plano econômico com ações estratégicas para garantir o crescimento sustentável até 2040. O Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) visa promover o crescimento do PIB paulista em 4% ao ano e gerar mais oportunidades de emprego e renda para a população, com políticas de combate às desigualdades e de promoção de tecnologia e inovação.

 

“Este é um governo que não pensa dentro do seu limite de mandato. Desde o início, o governo do Estado de São Paulo pensa e realiza ações de longo prazo”, declarou o governador João Doria na ocasião. “Gestão responsável é gestão comprometida e que sabe olhar além do seu próprio horizonte de atuação”, acrescentou.

 

O PDE foi elaborado a partir de dois instrumentos complementares: uma metodologia econômico-matemática capaz de realizar análises multissetoriais e inter-regionais e um processo participativo, no qual a população do Estado pôde opinar sobre o desenvolvimento de São Paulo para os próximos 20 anos.

 

Até 2040, o plano destina-se a promover grandes mudanças e transformações socioeconômicas e socioambientais, além daquelas que o Estado já vem desenvolvendo desde 2019.

 

Mantendo constante ligação com o setor privado, São Paulo conquistou expressiva atração de investimentos: foram mais de R$ 208 bilhões, valor 22% superior ao triênio anterior (2016-2018), mesmo com a recessão global e a pandemia da covid-19. 

 

Considerado o maior gerador de empregos do país, São Paulo criou um de cada três postos de trabalho do Brasil em 2021 e abriu 225,3 mil vagas de cursos profissionalizantes por programas como Via Rápida, SP Tech e São Paulo Criativo, em parceria com Centro Paula Souza, Senac e Univesp. O Estado também concluiu 12 concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), injetando mais de R$ 45 bilhões em novos investimentos na economia paulista.

 

“O Plano de Desenvolvimento Econômico é um legado para o futuro do nosso Estado. O governador João Doria é o primeiro que faz um plano tão completo com um olhar para a sustentabilidade, para as desigualdades, para a tecnologia e inovação. A metodologia é ambiciosa, com um crescimento de 4% ao ano até 2040”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

 

foto: Governo de SP

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?