Pesquisar

>

Post: Estado convoca 2,8 milhões de faltosos para 2ª dose. Veja números da pandemia na região

Estado convoca 2,8 milhões de faltosos para 2ª dose. Veja números da pandemia na região

Vacinação contra a covid-19 prossegue em todo o Estado

Esta semana a Secretaria de Estado da Saúde reforçou a necessidade do esquema vacinal completo contra a covid e convocou mais de 2,8 milhões de faltosos; Na região, novas mortes por covid foram registradas durante a semana, mas números de casos e internações voltaram a cair; Itu vai desativar o Pronto Atendimento exclusivo para Síndromes Respiratórias e Gripais por conta da redução dos casos de covid na cidade

 

A Secretaria de Estado da Saúde reforçou na tarde desta quinta-feira, 24 de março, a necessidade de quem ainda não tomou a segunda dose da vacina contra a covid-19 para que procure um posto de vacinação mais próximo da sua residência para se vacinar e convocou as mais de 2,8 milhões de pessoas que ainda faltam completar o seu esquema vacinal.

 

Para estar em dia com a vacinação, são necessárias duas doses para a vacina do Butantan (intervalo de 28 dias), da Fiocruz (8 semanas) e Pfizer (21 dias). Caso o prazo seja ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização.

 

Nesta quinta-feira, 24, o Estado ultrapassou a marca de 85,7% de toda sua população vacinada, sendo o primeiro a alcançar a meta, contando com 99,52% da população elegível (acima de 5 anos) vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19.

 

Até a quinta-feira, 24, o Estado aplicou mais de 103 milhões de doses. No público infantil, entre 5 e 11 anos, já foi superada a marca de 4,4 milhões de doses aplicadas, com 35,74% deste público com duas doses, ou seja, com esquema vacinal completo.

 

“São Paulo liderou o processo de vacinação no Brasil e, com a parceria com os 645 municípios, tem ampliado a cobertura vacinal e protegido a população. A vacinação é fundamental para a redução das internações e óbitos por covid-19”, destaca a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

 

PANDEMIA NA REGIÃO

 

A área de cobertura da Revista Regional voltou a ter mortes por covid-19 na semana de 18 a 24 de março, conforme boletins epidemiológicos divulgados pelas Prefeituras locais. Foram 2 óbitos em Indaiatuba e 2 em Salto.

 

Itu, desde 14 de março, tem divulgado apenas um boletim epidemiológico por semana, diante da menor incidência de casos confirmados e das hospitalizações. Porém, segundo o governo local, o acompanhamento da pandemia prossegue diário pela Vigilância Sanitária e a periodicidade do boletim poderá ser alterada, sem aviso prévio, se necessário.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Itu não teve mortes no período e diagnosticou 45 casos positivos. Com isso, totaliza 33.436 casos confirmados desde 2020, 594 óbitos e 32.831 recuperados. Na Santa Casa, a UTI está com 20% de ocupação e a Enfermaria com 30%.

 

Nesta sexta-feira, 25, Itu vai desativar o Pronto Atendimento exclusivo para Síndromes Respiratórias e Gripais. Segundo a Prefeitura, o encerramento das atividades se deve à constante redução dos casos de covid-19 na cidade e, consequentemente, do fluxo de pessoas nas unidades de atendimento da doença. A partir de sábado, 26, as consultas de casos suspeitos da doença ocorrerão no Pronto Atendimento Municipal (PAM) localizado na Vila Martins, e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas, situada no bairro Nossa Senhora Aparecida. A Secretaria de Saúde de Itu informou que tem disponível, neste momento, teste rápido e PCR e segue a orientação de testagem de acordo com a avaliação médica. A Secretaria conta ainda com teste rápido para influenza.

 

Indaiatuba, desde o início da pandemia, registrou 53.714 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, sendo 385 nesta semana, entre 18 e 24 de março. Desse total, houve 848 mortes e 52.864 recuperados. As duas vítimas mais recentes tinham 90 e 95 anos. A UTI do Hospital Santa Ignês está vazia e a do Haoc, que reduziu o número de leitos, com 90% dos leitos em uso. As Enfermarias estão com 13% de leitos ocupados no Santa Ignês e lotada no Haoc.

 

A Prefeitura de Salto informou que nesta semana, de 17 a 23 de março, a cidade teve 2 novos óbitos confirmados e diagnosticou 71 novos casos da doença. O Hospital Municipal está com 17% da UTI ocupada e o mesmo índice de leitos da Enfermaria em uso. Na Unimed, a UTI tem 17% de ocupação e a Enfermaria, vazia. Desde o início da pandemia, a cidade teve 474 óbitos confirmados por covid-19.

 

VACINA SIM!

 

Acompanhe os números de vacinados na região, segundo levantamento feito pela Revista Regional.

 

– Indaiatuba: 233.160 foram vacinados com a primeira dose; 228.517 com dose única ou segunda dose; e 158.531 com a dose de reforço;

 

– Itu: 160.562 receberam a primeira dose; 146.388, a segunda; 84.734, a dose adicional; e 5.159, dose única;

 

– Salto: 121.726 pessoas receberam a primeira dose; 104.756, a segunda ou dose única; e 57.325, a terceira.

 

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?