Esta semana a Secretaria de Estado da Saúde reforçou a necessidade do esquema vacinal completo contra a covid e convocou mais de 2,8 milhões de faltosos; Na região, novas mortes por covid foram registradas durante a semana, mas números de casos e internações voltaram a cair; Itu vai desativar o Pronto Atendimento exclusivo para Síndromes Respiratórias e Gripais por conta da redução dos casos de covid na cidade
A Secretaria de Estado da Saúde reforçou na tarde desta quinta-feira, 24 de março, a necessidade de quem ainda não tomou a segunda dose da vacina contra a covid-19 para que procure um posto de vacinação mais próximo da sua residência para se vacinar e convocou as mais de 2,8 milhões de pessoas que ainda faltam completar o seu esquema vacinal.
Para estar em dia com a vacinação, são necessárias duas doses para a vacina do Butantan (intervalo de 28 dias), da Fiocruz (8 semanas) e Pfizer (21 dias). Caso o prazo seja ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização.
Nesta quinta-feira, 24, o Estado ultrapassou a marca de 85,7% de toda sua população vacinada, sendo o primeiro a alcançar a meta, contando com 99,52% da população elegível (acima de 5 anos) vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19.
Até a quinta-feira, 24, o Estado aplicou mais de 103 milhões de doses. No público infantil, entre 5 e 11 anos, já foi superada a marca de 4,4 milhões de doses aplicadas, com 35,74% deste público com duas doses, ou seja, com esquema vacinal completo.
“São Paulo liderou o processo de vacinação no Brasil e, com a parceria com os 645 municípios, tem ampliado a cobertura vacinal e protegido a população. A vacinação é fundamental para a redução das internações e óbitos por covid-19”, destaca a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.
PANDEMIA NA REGIÃO
A área de cobertura da Revista Regional voltou a ter mortes por covid-19 na semana de 18 a 24 de março, conforme boletins epidemiológicos divulgados pelas Prefeituras locais. Foram 2 óbitos em Indaiatuba e 2 em Salto.
Itu, desde 14 de março, tem divulgado apenas um boletim epidemiológico por semana, diante da menor incidência de casos confirmados e das hospitalizações. Porém, segundo o governo local, o acompanhamento da pandemia prossegue diário pela Vigilância Sanitária e a periodicidade do boletim poderá ser alterada, sem aviso prévio, se necessário.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Itu não teve mortes no período e diagnosticou 45 casos positivos. Com isso, totaliza 33.436 casos confirmados desde 2020, 594 óbitos e 32.831 recuperados. Na Santa Casa, a UTI está com 20% de ocupação e a Enfermaria com 30%.
Nesta sexta-feira, 25, Itu vai desativar o Pronto Atendimento exclusivo para Síndromes Respiratórias e Gripais. Segundo a Prefeitura, o encerramento das atividades se deve à constante redução dos casos de covid-19 na cidade e, consequentemente, do fluxo de pessoas nas unidades de atendimento da doença. A partir de sábado, 26, as consultas de casos suspeitos da doença ocorrerão no Pronto Atendimento Municipal (PAM) localizado na Vila Martins, e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas, situada no bairro Nossa Senhora Aparecida. A Secretaria de Saúde de Itu informou que tem disponível, neste momento, teste rápido e PCR e segue a orientação de testagem de acordo com a avaliação médica. A Secretaria conta ainda com teste rápido para influenza.
Indaiatuba, desde o início da pandemia, registrou 53.714 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, sendo 385 nesta semana, entre 18 e 24 de março. Desse total, houve 848 mortes e 52.864 recuperados. As duas vítimas mais recentes tinham 90 e 95 anos. A UTI do Hospital Santa Ignês está vazia e a do Haoc, que reduziu o número de leitos, com 90% dos leitos em uso. As Enfermarias estão com 13% de leitos ocupados no Santa Ignês e lotada no Haoc.
A Prefeitura de Salto informou que nesta semana, de 17 a 23 de março, a cidade teve 2 novos óbitos confirmados e diagnosticou 71 novos casos da doença. O Hospital Municipal está com 17% da UTI ocupada e o mesmo índice de leitos da Enfermaria em uso. Na Unimed, a UTI tem 17% de ocupação e a Enfermaria, vazia. Desde o início da pandemia, a cidade teve 474 óbitos confirmados por covid-19.
VACINA SIM!
Acompanhe os números de vacinados na região, segundo levantamento feito pela Revista Regional.
– Indaiatuba: 233.160 foram vacinados com a primeira dose; 228.517 com dose única ou segunda dose; e 158.531 com a dose de reforço;
– Itu: 160.562 receberam a primeira dose; 146.388, a segunda; 84.734, a dose adicional; e 5.159, dose única;
– Salto: 121.726 pessoas receberam a primeira dose; 104.756, a segunda ou dose única; e 57.325, a terceira.
foto: BIRF