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Post: Ciclovia de longa distância na Bandeirantes beneficiará a região

Ciclovia de longa distância na Bandeirantes beneficiará a região

  • Governo do Estado anunciou nesta quinta, 10, em Itupeva, região de Jundiaí, a criação da Ciclovia dos Bandeirantes, entre as cidades de São Paulo e Itupeva;
  • Esta será a primeira ciclovia de longa distância em rodovia no Brasil; Projeto impulsionará turismo nas cidades vizinhas, como Indaiatuba e Itu
Projeto da ciclovia na rodovia dos Bandeirantes

O governador João Doria lançou nesta quinta-feira, 10, o projeto da primeira ciclovia de longa distância em rodovia no Brasil, a Ciclovia dos Bandeirantes, na Rodovia dos Bandeirantes. Localizada entre São Paulo e Itupeva, a nova ciclovia ligará a capital paulista ao recém-lançado Distrito Turístico Serra Azul, em Itupeva, com aproximadamente 57 quilômetros de extensão. O projeto, a exemplo do complexo de lazer do Serra Azul, impulsionará também o turismo nas cidades vizinhas a Itupeva, como Indaiatuba e Itu.

 

“São Paulo vai ganhar a maior e mais completa ciclovia do Brasil, com a geração de mil empregos diretos durante a sua implantação. Uma grande opção para o esporte, para o lazer e para a mobilidade”, afirmou o governador.  A execução das obras da nova ciclovia ficará a cargo da concessionária CCR AutoBan, integrante do Programa de Concessões Rodoviárias, sob regulação da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo. O objetivo da iniciativa é melhorar a mobilidade entre a Região Metropolitana de São Paulo, Região Metropolitana de Jundiaí e demais municípios às margens das rodovias Bandeirantes e Anhanguera, permitindo a utilização – com melhores condições de segurança – da bicicleta em deslocamentos de trabalho, esporte, lazer e turismo. 

 

Região abrangida pela nova ciclovia

Neste trecho da SP-348, o projeto funcional prevê a construção de uma ciclovia totalmente segregada da rodovia – entre os quilômetros 13+800 e 71 da Rodovia dos Bandeirantes (Shopping SerrAzul), em trechos do canteiro central e do gramado lateral. As intervenções incluem novos elementos de segurança, acesso controlado de entrada e saída, pontos de apoio, barreiras rígidas e novas sinalizações, horizontal e vertical. O valor estimado apresentado pelo projeto funcional chega a R$ 219 milhões.

 

O projeto prevê ainda a instalação de seis passarelas para transposição na rodovia – que permitirão que o ciclista possa acessar a ciclovia sem a necessidade de atravessar a rodovia. Também serão viabilizados sete pontos de apoio, com acesso aos postos de serviços, e a nova sinalização de alerta aos usuários.

 

fotos: Reprodução

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