Pesquisar

>

Post: CIS vai construir nova adutora; Captação de água será ampliada

CIS vai construir nova adutora; Captação de água será ampliada

Sistema Mombaça, em Itu

Companhia Ituana de Saneamento anunciou a construção da Linha 02 do Sistema Mombaça; Este manancial fornecerá até 600 litros de água por segundo para abastecimento da população em qualquer época do ano

Primeira captação permanente de água de Itu, inaugurada pela CIS – Companhia Ituana de Saneamento – em 2018, o Sistema Mombaça fornecerá mais água para a população. O manancial teve outorga ampliada e passará a oferecer 600 litros de água por segundo para tratamento. A outorga anterior era de 250 litros de água por segundo. Para aproveitar esta capacidade, a autarquia municipal também construirá a Linha 02 do Sistema Mombaça, ou seja, uma nova adutora de 22 quilômetros será implantada da captação até a Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande.

De acordo com o superintendente da CIS, Reginaldo Santos, enquanto os recursos para a obra são fomentados, o projeto de ampliação do Sistema Mombaça será finalizado. “Após estas etapas, iniciaremos os trabalhos. A projeção é que a obra fique pronta em dois anos”, explica. “O principal aporte de abastecimento da população ituana hoje é o Sistema Mombaça. A captação não seca durante períodos de estiagem e agora será capaz de fornecer água suficiente para operarmos a ETA do Rancho Grande com vazão máxima”, destaca Santos.  

Preparação antecipada

A CIS iniciou em outubro de 2021 os trabalhos de ampliação e otimização do Sistema Mombaça. O local já recebeu bombas e painéis elétricos mais potentes e modernos.

Com os novos equipamentos, e outras melhorias hidráulicas, já é possível extrair mais água com menor tempo deste importante manancial. “Antecipamos esta preparação para poder começar com mais tranquilidade a construção da Linha 02 do Sistema Mombaça. Com esta obra, o respaldo para abastecimento de Itu durante períodos de estiagem mais severos está garantido”, finaliza o superintendente da CIS.

Nova Represa Braiaiá

De forma concomitante, outra obra importante está em andamento: a construção da Nova Represa Braiaiá. Após fatalidade da natureza, que culminou no rompimento de barragem no manancial, iniciou-se o trabalho de construção de uma nova barragem – com 1,5 metros a mais que o antigo barramento. E também, o desassoreamento da represa – que terá mais 2,5 metros de profundidade.

Com isso, a capacidade de reservação de água bruta será triplicada e deverá atingir mais de 40 milhões de litros. A previsão de término desta obra é 120 dias, segundo a CIS.

 

foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?