Pesquisar

>

Post: Escola especial para autistas busca ajuda e cobra repasse do Estado

Escola especial para autistas busca ajuda e cobra repasse do Estado

  • Apesar de ter sido aprovada no credenciamento do Estado de São Paulo para escolas especiais, a Escola Aproximar, do Instituto Zoom, de Salto, não tem conseguido liberação do repasse de verbas para os custeios de seus alunos na totalidade;
  • Escola é a única especial para alunos autistas em atividade na região

 

Escola Aproximar

Há três anos, o Instituto Zoom, de Salto, disponibiliza ensino regular às crianças que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) e têm dificuldade em se adequar em escolas tradicionais. Por meio da Escola de Educação Especial Aproximar, cerca de 30 autistas frequentam as aulas, totalmente adaptada a esses alunos, com profissionais especializados e totalmente capacitados para esse educar.

 

Ano passado a Escola Aproximar foi credenciada junto ao governo estadual para o custeio dos estudantes atendidos. Mesmo não cobrando taxas ou mensalidades das famílias que a frequentam – e que boa parte é carente – a escola precisa buscar recurso financeiro para a sua manutenção.  “O Estado, por meio da Diretoria Regional de Ensino de Itu, não faz o repasse do valor proporcional de cada aluno atendido pela escola, porque reconhece e custeia apenas os que são encaminhados pela sua própria rede de ensino. Boa parte dos nossos alunos é encaminhada pelo ensino municipal e não estadual”, afirma Adriana Sala, diretora do Instituto Zoom.

 

Segundo ela, apesar de o Estado ter uma política de inclusão, não possui profissionais capacitados e especializados para avaliação do autismo e é necessária uma mudança na lei e ter, principalmente, condições mais adequadas para atender esta parcela dos alunos. “Além disso, quando os pais chegam ao Instituto para pedir vagas, só conseguem atendimento quando buscam na Justiça ordem para que o Estado custeie o ensino dos seus filhos”, acrescenta Adriana.

 

Atualmente, a Escola Aproximar atende cerca de 30 crianças e, de acordo com a diretora, esse número deve aumentar por conta das ações judiciais. “Somos a única escola especial de autistas de Itu, Salto e Porto Feliz. Nadamos tanto para morrermos na praia, pois fomos aprovados como escola especial pelo Estado, mas não conseguimos o repasse dos seus recursos”, lamenta.

 

Além do ensino pedagógico especializado, a escola oferece aos alunos atendimento clínico. 

 

OUTRO LADO

 

Procurada, a Diretoria Regional de Ensino – Itu (antiga Delegacia de Ensino) não nos retornou até a conclusão dessa matéria. Caso o órgão estadual responda nosso questionamento, atualizaremos a notícia.

 

 

Instituto Zoom

Rua Floriano Peixoto, 1689 – Vila Nova, Salto

Telefone: (11) 4029-0604

 

foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?