Orquestra de Indaiatuba apresenta Concerto de Natal

  • Apresentação terá duas sessões, nos dias 11 e 19 de dezembro, com participações especiais de solistas e Orquestra Jovem

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (foto: Felipe Gomes)

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba encerra a temporada de apresentações deste ano com o Concerto de Natal, que acontece nos dias 11 e 19 de dezembro. Em ambas as sessões, a Sinfônica contará com a presença de cantores solistas, a soprano Laura Duarte e o tenor Arthur Raymundo, e a participação especial da Orquestra Jovem de Indaiatuba. A programação será realizada em dois locais — respectivamente, Museu ‘Antônio Reginaldo Geiss’ e Mosteiro de Itaici. A direção artística e a regência são do maestro Paulo de Paula.

Com o propósito de transparecer o espírito brilhante dessa época do ano através da música, o repertório dos concertos traz árias e canções natalinas, mescladas com obras instrumentais, especialmente selecionadas para a ocasião. A título de exemplo, vale citar: Every Valley e Rejoice de Handel (extraídos da obra ‘Messias’); Hallelujah de Leonard Cohen; White Christmas de Irving Berlin; Gesu Bambino de Pietro Yon; e Concerto ‘Alla Rustica’ de Vivaldi.

Em conjunto com a Sinfônica neste espetáculo, participam dois solistas convidados: Laura Duarte e Arthur Raymundo. Laura é uma soprano, com experiência em repertório de concerto, música de câmara e ópera. A musicista também é bacharel e mestre em Música pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com formação também pelo Ópera Estúdio do Theatro Municipal de São Paulo. Já Arthur é tenor e bacharel em Canto Lírico pela Unicamp e pela University of Alberta (Canadá). Ao longo de sua carreira, ele foi solista na Academia Internacional de Bach de Stuttgart (Alemanha), trabalhando com os maestros Hans-Christoph Rademann e Jos van Veldhoven.

Além disso, a Orquestra Jovem de Indaiatuba (OJI), que tem a direção do maestro Felipe Oliveira, também participa desta apresentação. Assim como a Sinfônica, a OJI é uma iniciativa da AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba), porém com foco em proporcionar a jovens instrumentistas a possibilidade de vivenciar experiências que os desenvolvam artisticamente.

COMO ASSISTIR?

Para conferir a primeira sessão do Concerto de Natal, que será promovida no dia 11, às 19h, no Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ (Casarão Pau Preto), o interessado deve fazer a troca de um litro de leite longa vida pelo ingresso na Secretaria de Cultura, de 06 a 10 de dezembro, das 8h às 17h.

No dia do evento, também é necessário levar comprovante de esquema vacinal de covid-19 completo (duas doses ou dose única), ou pelo menos uma dose da vacina com apresentação de resultado negativo de teste para covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes da data do concerto. Menores de 12 anos devem respeitar a obrigatoriedade do uso de máscaras e demais protocolos de prevenção à covid-19. Equipes da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba estarão a postos na entrada do evento para conferência dos dados.

Para a apresentação do dia 19, que acontece às 9h30, no auditório Rainha dos Apóstolos, no Mosteiro de Itaici, basta apenas chegar com antecedência, pois a disponibilização dos lugares é por ordem de chegada. O Concerto de Natal é realizado pela Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba.

O Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ (Casarão Pau Preto) fica na rua Pedro Gonçalves, 477, Centro. O Mosteiro de Itaici está situado à rodovia José Boldrini, 170, bairro Itaici. Ambos os endereços ficam em Indaiatuba.

foto: Felipe Gomes