Pesquisar

>

Post: Itu tem Semana da Diversidade e encerramento do Festival de Artes

Itu tem Semana da Diversidade e encerramento do Festival de Artes

  • Fim de semana em Itu tem os últimos eventos da 2ª Semana da Diversidade e do Festival de Artes

O final de semana será de grandes eventos em Itu, com o encerramento da 2ª Semana da Diversidade, organizada pelo Coletivo da Diversidade de Itu e pela Comissão da Diversidade Sexual da OAB Itu, com apoio da Prefeitura de Itu, e também do Festival de Artes. 

Nesta sexta-feira, 26, dentro da Semana da Diversidade estreia o web programa “Na Cama com a Sapa”, com roda de conversa sobre saúde mental e sexual, exibido na Casa da Cultura. As convidadas são Ana Flávia Toni (apresentadora), Cybele Lascala (ginecologista) e Ariane Miessi (psicóloga).

Web programa “Na Cama com a Sapa”

A programação da Semana segue até domingo, 28, quando ocorre a Feira da DiverCidade, a partir das 9h, na avenida Galileu Bicudo. Durante o evento, ocorrerão diversas atrações e expositores da diversidade cultural, racial, étnica, religiosa e sexual da região.

O evento, que é gratuito, inclui ainda uma oficina de “montação de drag”, com a drag queen Chica Chiketh, no sábado, 27, às 16h, na sede do Secom, na rua 21 de abril, 259, Centro.

FESTIVAL DE ARTES

O último final de semana do 27º Festival de Artes de Itu terá música, exposição, teatro, tour, poesia e muitas outras atrações para toda a família. Para quem gosta de história, no sábado, 27, das 9h às 12h, com saída da praça Dom Pedro I (Largo do Cruzeiro), ocorre o Tour pelo Centro Histórico de Itu, que apresentará a cidade por meio do seu patrimônio e, no domingo, 28, também das 9h às 12h, com saída da Capela Cristo Redentor, o Tour é pelo Cemitério Municipal, onde será apresentada a perspectiva histórica do local. Ambos os passeios serão orientados pelo diretor de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, Dr. Emerson Castilho.

Algumas das atrações são ainda no sábado, 27, na Praça da Independência (Largo do Carmo), a partir das 19h, com o espetáculo de dança flamenca “Reverso”, que conta a história de uma mulher que entra em contato com seu passado e inicia uma jornada de autoconhecimento, encontrando um mundo de conflitos e revendo o real sentido de sua existência.

Também no sábado, para as crianças, na Praça dos Exageros ocorrem duas apresentações da peça teatral “O Rio que Passa Lá”, às 10h e às 14h. Durante a apresentação surgem as perguntas. E se um dia o rio Tietê começasse a falar? O que ele diria? Explicaria por que resolveu ir pelo Interior em vez de ir para o mar como os outros rios? Falaria de como anda doente em algumas cidades e saudável em outras? Ou contaria muitas de suas histórias, como aquelas vividas por homens em busca de ouro? Contaria algumas histórias terríveis, outras assustadoras? Uma incrível fábula salpicada por festas, tradições, danças típicas, músicas e elementos do folclore de várias cidades que são banhadas pelo rio Tietê, como o samba-lenço, a catira, o cururu e o fandango.

Já no domingo, 28, encerrando o 27º Festival de Artes de Itu, a atração é o Quarteto Sentinela, que faz um tributo ao Clube da Esquina, com intervenção artística da bailarina e historiadora Natália Tiso, a partir das 20h30, no Largo do Carmo. A programação completa do Festival está no site da Revista Regional, na seção Cultura.

 

foto: Web programa “Na Cama com a Sapa”/Divulgação/Pref. Itu

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?