Pesquisar

>

Post: Itu sedia exposição ‘Imagens pinceladas’

Itu sedia exposição ‘Imagens pinceladas’

  • Exposição fotográfica em Itu reúne imagens feitas com celular e impressões com técnica do século 19

Duas técnicas fotográficas distintas, separadas por quase 200 anos de história, e uma performance marcam a abertura da exposição “Imagens pinceladas”, no próximo dia 12 de novembro (sexta-feira), no Bar Confrades, em Itu.

Os trabalhos são assinados por Paulo Aranha, artista visual e cineasta, e Marco Gonçalves, fotógrafo e coordenador de um espaço dedicado às artes visuais em Itu. Enquanto as imagens de Paulo Aranha foram produzidas a partir de um celular e aplicativos de edição acoplados ao aparelho, as imagens de Marco Gonçalves utilizam a cianotipia, uma das mais antigas técnicas de impressão fotográfica, criada em 1842 pelo cientista britânico John Frederick Herschel.

Obra de Marco Gonçalves

Embora sigam processos bastante distintos, os dois trabalhos têm em comum uma tendência ao abstrato, uma vez que, nas imagens em exposição, a realidade não é algo evidente aos olhos do observador. Munido de seu celular, Paulo Aranha opera como um caçador de imagens no cotidiano. Porém, interessa-lhe detalhes que passam despercebidos aos olhos menos atentos. São recortes de superfícies e de lugares que se convertem em abstrações, ou algo próximo disso, em virtude das intervenções que realiza nas imagens captadas, especialmente nas cores originais. Assim, enquanto no mundo ideal da fotografia deformações cromáticas são consideradas “aberrações”, nas imagens de Paulo Aranha são seu elemento expressivo.

Já Marco Gonçalves utiliza a cianotipia para a produção de fotogramas em que elementos estranhos, quase indecifráveis, flutuam sobre uma variedade de azuis, a cor característica da cianotipia, resultante da exposição de sais de ferro à luz solar. As variações tonais, entre o azul profundo e matizes esverdeadas, é produto de experiências que o autor realiza com diferentes tipos de papel e a adição de soluções químicas. A exposição fotográfica permanecerá aberta ao público até 28 de novembro.

 

MAIS:

– Abertura: dia 12 de novembro, às 20h, com a performance “As maçãs na cesta”, de Paulo Aranha.

– Visitação: sexta, sábado e domingo, das 16h às 20h, até 28/11.

– Local: Bar Confrades: rua Padre Bartolomeu Taddei, 47, Centro, Itu.

 

foto: Reprodução

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?