Estado anuncia R$ 70 milhões para construção da barragem do Piraí

  • Governador em exercício Rodrigo Garcia esteve em Indaiatuba onde anunciou a criação da barragem para 2022;
  • Obra vai beneficiar abastecimento em Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva

Garcia durante anúncio do investimento na região

O governador em exercício Rodrigo Garcia apresentou nesta terça-feira, 26, em Indaiatuba, detalhes sobre a criação de uma nova barragem no rio Piraí. O novo sistema começa a ser construído no primeiro semestre de 2022 e terá capacidade para reservar 8,7 bilhões de litros d’água e ampliar o abastecimento nas cidades de Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva.

“A barragem do rio Piraí vai garantir água pelas próximas décadas para a população de Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva. O governo do Estado está aportando R$ 70 milhões para que o consórcio dos municípios possa ainda neste ano abrir a licitação e, no primeiro semestre do ano que vem, iniciar as obras da barragem”, afirmou Rodrigo Garcia em evento no Museu da Água. O superintendente do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Francisco Eduardo Loducca, também participou da agenda na região.

A instalação da nova barragem integra o programa Água É Vida (http://www.daee.sp.gov.br/site/governo-de-sao-paulo-lanca-programa-agua-e-vida-para-reforcar-a-seguranca-hidrica-no-estado/), lançado neste mês pelo governo de São Paulo. O objetivo estadual é reforçar a segurança hídrica nas cidades que não são atendidas pela Sabesp e beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes. As obras no rio Piraí serão coordenadas pelo Daae.

 

foto: Governo de SP