Pesquisar

>

Post: Hospitais da região têm alas vazias para covid

Hospitais da região têm alas vazias para covid

  • Avanço da vacinação contra a covid trouxe queda no número de casos e também de internações;
  • Com isso, há alas inteiras dedicadas a doentes de covid vazias em hospitais de Itu e Salto;
  • Veja situação da pandemia na região

O avanço da vacinação contra a covid, que está perto de atingir 70% da população imunizada na região, trouxe, além da queda no número de novos casos e mortes, também uma redução nas internações de pacientes com a doença. Com isso, as cidades começam a presenciar, pela primeira vez desde o início da pandemia, alas exclusivas para covid vazias nos hospitais da região, como ocorre atualmente em Itu e Salto.

Vacinação já mostra resultados na região, com alas vazias nos hospitais

Segundo a Secretaria de Saúde de Itu, a Santa Casa, único hospital a atender atualmente os casos de covid, está com sua Enfermaria vazia. Situação semelhante vive a rede privada de Salto, onde o Hospital Unimed está com a ala clínica e também a intensiva (UTI) vazias.

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelos governos municipais entre os dias 20 e 21 de outubro, não houve novas mortes em Itu, Salto e Indaiatuba. Com 11 novos casos registrados no período, Itu totaliza 21.407 confirmados, 540 óbitos e 20.842 recuperados. A UTI da Santa Casa possui apenas 1 paciente internado, o que corresponde a 10% de sua capacidade para covid.

Afetando a transparência na atualização da pandemia em Salto, o governo Laerte Sonsin alterou o modo como divulga os dados referentes à crise sanitária, afirmando que serão informados apenas os novos casos diários de covid, sem o acumulativo desde o início da epidemia, como é feito em todo o Brasil. Sem esses dados, os veículos de imprensa não conseguem fazer o balanço geral, como ocorre normalmente em Itu e Indaiatuba, por exemplo. Conforme os novos balanços diários, Salto registrou 5 casos da doença entre 19 e 21 de outubro, sem óbitos. No Hospital Municipal, a UTI está com 33% de ocupação e a Enfermaria, 13%. Já na Unimed, UTI e Enfermaria/Covid estão vazias.

Indaiatuba também não registrou novas mortes pela doença. Conforme a Secretaria de Saúde local, foram diagnosticados 23 infectados entre 20 e 21 de outubro. Desde o início da pandemia, 32.139 pessoas contraíram o novo coronavírus na cidade. Dessas, 794 morreram e 31.339 são consideradas curadas ou estão em recuperação domiciliar. Os leitos clínicos estão com 30% de ocupação no Haoc e 25% no Santa Ignês. Já as UTIs têm 30% de leitos ocupados no Haoc e 14% no Santa Ignês.

VACINA SIM!

Acompanhe os números de vacinados na região, conforme levantamento feito pela Revista Regional.

– Indaiatuba: 206.479 foram vacinados com a primeira dose; 184.696 com dose única ou segunda dose; e 9.481 com a dose de reforço;

– Itu: 144.765 receberam a primeira dose; 114.487, a segunda; 7.943, a terceira; e 5.159, dose única;

– Salto: 101.927 pessoas receberam a primeira dose; 76.198, a segunda ou dose única; e 4.812, a terceira.

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?