Pesquisar

>

Post: CasaCor SP retoma versão presencial

CasaCor SP retoma versão presencial

  • A exposição reúne 56 ambientes, em exibição no Parque Mirante, até 15 de novembro

 

Projeto de Ana Weege / Living Galeria Perspectiva
Foto: Evelyn Muller

A maior experiência do viver das Américas está de volta com a edição 2021 da CasaCor São Paulo. Esse ano, o visitante será recebido no Parque Mirante, na Rua Padre Antônio Tomás, 72, anexo ao Allianz Parque. A mostra vai ocupar todo o rooftop do prédio, com vista privilegiada para o Pico do Jaraguá, e mais um pavimento do edifício. O local está totalmente preparado para obedecer aos protocolos sanitários e garantir a integridade física de todos nesse período de pandemia. Cada uma das fases do evento, desde o início de suas obras até o final da exibição, em 15 de novembro, está adequada aos protocolos oficiais vigentes.

 

O tema deste ano é “A Casa Original”. A inspiração para esse conceito surgiu antes da pandemia que trancou todos em casa e impôs novas reflexões sobre o morar contemporâneo. A tendência, captada no mundo pré-pandemia se tornou ainda mais presente e a resposta do elenco CasaCor pode ser vista e vivida em mais de 9.000m² de área construída, com 56 ambientes, entre casas, estúdios e lofts. Esses espaços são assinados pelos principais nomes da arquitetura brasileira e jovens talentos.

BC Arquitetos – Casa Alva (foto: MCA Estúdio)

 

“A Casa Original” promove uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro. A experiência proposta pela CasaCor São Paulo começa logo na entrada, onde o artista convidado, Felipe Morozini, apresenta uma instalação sinestésica e imersiva. Ele convida o visitante a entrar no universo de CasaCor, por meio de um grande túnel, no qual as moradas da natureza, como colmeias, ninhos de João de Barro, cupinzeiros, conchas de moluscos e casulos, representam a casa ancestral, dando início à grande viagem proposta pelo evento. A instalação, chamada “Uma Luz no Fim do Túnel”, é 100% sustentável e feita com materiais reaproveitáveis ocupando toda a entrada, com grandes painéis de LED, que vão exibir projeções criadas pelo artista. A obra segue pelos elevadores e termina no rooftop do prédio.

 

Parte da instalação, mais três ambientes da mostra, criados pelos profissionais estreantes Gabriela de Matos, Letícia Marchizelli e Paco Alvarez, também ficam no piso térreo do evento e terão acesso livre. No mesmo piso, ficam a bilheteria e a chapelaria. Junto de Felipe Morozini, os arquitetos propõem trabalhos focados na ancestralidade do morar, com projetos que resgatam a memória da casa africana, da natureza, e das moradas dos povos originários da América Latina, influências essenciais na formação do morar brasileiro contemporâneo. “Ao longo da mostra, o público vai encontrar diversas interpretações do tema central. Seja no uso de materiais como cerâmica e carvão, das texturas naturais e na paleta de tons terrosos e suaves, que evocam a necessária suavidade e harmonia. Há muitos ambientes fluidos, que propiciam a convivência, sempre banhados de luz natural e muitas plantas, ecos da imersão que estamos vivendo nessa pandemia”, diz Livia Pedreira, presidente do Conselho Curador da CasaCor São Paulo.

 

VISITAÇÃO

Ambiente de Brunete Fracarolli (foto: Renato Navarro)

 

Entre as medidas de segurança essenciais para a realização da CasaCor São Paulo está a adoção do fluxo de visitação programada. Isso quer dizer que, no ato da compra do ingresso, o visitante deve escolher o horário da visitação e sua entrada na mostra ficará garantida e agendada para um grupo com número limitado de pessoas, com número de circulação de pessoas controlado. Esses grupos serão liberados a cada 30 minutos, com lotação máxima de 120 pessoas por horário. Cada visita terá duração de 2h30 e haverá 20 minutos de tolerância em caso de atrasos. A organização vai aplicar todos os protocolos vigentes na cidade de São Paulo. O primeiro deles torna obrigatória a apresentação da comprovação de vacinação com pelo menos uma dose. Também será obrigatório o uso de máscara durante todo o percurso.

 

 

MAIS: CASACOR São Paulo 2021

Onde: Parque Mirante, na Rua Padre Antônio Tomás, 72, anexo ao Allianz Parque, em São Paulo.

Quando: de 21 de setembro a 15 de novembro de 2021

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo das 12h às 22h.

 

  • VEJA MAIS DA CASACOR SP NA EDIÇÃO DE OUTUBRO DA REVISTA REGIONAL

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?