Pesquisar

>

Post: Museus de Itu participam da “15ª Primavera dos Museus”

Museus de Itu participam da “15ª Primavera dos Museus”

  • Museu Republicano e Museu da Música – Itu divulgam agenda de eventos em celebração da Primavera dos Museus

 

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a temporada de eventos que comemora a “15ª Primavera dos Museus” tem mais de 680 instituições inscritas, ultrapassando também mais de 1,7 mil atividades em todo o Brasil. Em Itu, o Museu Republicano e o Museu da Música divulgaram a agenda de eventos para celebrar a semana.

Museu Republicano de Itu

 

“Museus: perdas e recomeços” é o tema escolhido para essa edição, diante do que o mundo tem enfrentado com a pandemia do novo coronavírus. “Este momento obriga que os museus sirvam aos indivíduos que, perplexos diante de tantas perdas, pedem acolhimento, pedem um lugar de reflexão e de recomeço. Que os museus se coloquem a serviço dessa acolhida!”, diz o texto de apresentação do evento.

 

Entre as atrações está a live que será realizada pelo Museu Republicano de Itu, na terça-feira, dia 21. No canal da instituição no YouTube (https://bit.ly/CanalYoutubeMuseuRepublicano), a partir das 18h, será apresentado “Almeida Júnior no acervo do Museu Republicano”. O artista foi um dos pintores de maior prestígio do século 19, com grande destaque por suas obras regionalistas.

 

Destinado aos educadores que planejam visitar com seus estudantes as exposições em exibição no Museu Republicano, o programa reúne textos sobre gêneros de pintura, material educativo, roteiro de visitas, jogos, indicações bibliográficas, fontes documentais disponíveis online e galeria de telas do artista com audiodescrição que estiveram – e estão – em exibição nas salas do museu.

 

MUSEU DA MÚSICA

 

Já o Museu da Música – Itu inicia as atividades no dia 19 de setembro. Entre as ações, a timeline que estará disponível em seu site, com o título “Manuscritos: a música sobrevive”, pretende valorizar o papel do documento na preservação da memória social, sobretudo a partitura para a música.

 

O evento valoriza três gerações da família Mariano da Costa, empenhadas na conservação e reprodução da música histórica ituana. Confira a programação do Museu da Música de Itu:

 

Dia 19 de setembro – 18h
Tributo ao Padre Bento Dias Pacheco com música histórica de Itu durante a celebração. Participação do Coral Vozes de Itu. Local: Igreja Paroquial de Nosso Senhor no Horto e São Lázaro – Itu

 

Dia 21 de setembro

Lançamento do material digital “Manuscritos: a música sobrevive”, com vídeos e timeline do século XIX ao XXI. Depoimentos dos professores Luís Roberto de Francisco e Marco Rafael Leite Ribeiro. Disponível no site www.museudamusicaitu.com.br

 

Dia 21 de setembro – 9h

Ação Educativa “Manuscritos: a música sobrevive”, com o professor Natan Coleta da Silva da E.E. Professor Cícero Siqueira Campos (Itu)

 

Dia 23 de setembro – 7h
Ação Educativa “Manuscritos: a música sobrevive”, com o professor Marco Rafael Leite Ribeiro, do Colégio Objetivo (Cabreúva)

 

Dia 23 de setembro – 11h30

Ação Educativa “Manuscritos: a música sobrevive”, com o professor Luís Roberto de Francisco, do Colégio Almeida Júnior (Itu)

 

Dia 24 de setembro – 14h10
Ação Educativa “Manuscritos: a música sobrevive”, com o professor Paulo Roberto Zeppini, da EMEF Professora Vilma Fernandes Antonio (Porto Feliz)

 

Os eventos do Museu da Música patrocinados pelo Instituto Cultural de Itu contam com apoio da Associação Cultural Vozes de Itu, Paróquia de Nosso Senhor no Horto e São Lázaro, do Professor Doutor Evandro Antonio Correia e do técnico em museus William Roberto Mattei, além das unidades escolares envolvidas.

 

foto: Divulgação

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?