Pesquisar

>

Post: Estado tem menor média de internações por covid

Estado tem menor média de internações por covid

Balanço aponta queda de 11,9% na semana, o menor índice desde o início da pandemia; óbitos e casos de covid-19 também caem, mesmo após retomada de funcionamento pleno de atividades econômicas; Itu teve na quinta-feira, 26, o primeiro paciente com covid-19 tratado com Plasma Convalescente; Região confirma mais 3 mortes pela doença

O Estado de São Paulo chegou à menor média diária de novas internações por covid-19 de toda a pandemia na última semana, com 740 hospitalizações por dia, indicando uma queda de 11,9% em relação à semana epidemiológica interior. O número, divulgado na tarde deste domingo, 29, chegou a ser 4,5 vezes maior no pico da segunda onda, chegando a 3.381 na média do início de março.

Como resultado da campanha de vacinação e da manutenção de medidas preventivas mesmo com a retomada total das atividades econômicas, desde o final de semana anterior, os indicadores atuais estão entre os menores números já vistos no decorrer de todo o monitoramento feito pelo governo de São Paulo. 

Também foi alcançada a menor média diária de novos óbitos do ano, com 188 na semana e uma queda de 20,7% em relação à anterior. Até então, a média mais baixa havia sido registrada em meados de janeiro. O número foi quatro vezes maior entre a segunda e terceira de março, marcado por recordes nos indicadores.

Pela primeira vez em 2021, os novos casos também chegaram a uma média diária inferior a 6 mil, registrando 5.865 na semana, com um declínio de 8,4% comparando-se à semana epidemiológica antecedente. Essa média chegou a ultrapassar 17,6 mil no final de maio.

Entre 17 de janeiro e 29 de agosto, o Estado de São Paulo aplicou 49,88 milhões de vacinas contra a covid-19 e já alcançou 97,11% de todos os adultos com pelo menos uma dose de vacina, sendo que quase metade já possui esquema vacinal completo (a cobertura total é de 47,23%). Os dados são do Vacinômetro, extraídos às 12h45 deste domingo, 29.

 

1º PACIENTE TRATADO COM PLASMA

 

A Prefeitura de Itu divulgou na sexta-feira, 27, que um homem de 54 anos foi o primeiro paciente a receber a infusão de Plasma Convalescente na cidade, procedimento que ocorreu na quinta-feira, 26. Segundo o boletim médico, ele não apresentou quaisquer reações adversas. A alta médica estava prevista para a sexta-feira, mas ele seguirá sob monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde por uma semana, seguindo os protocolos do tratamento com Plasma Convalescente.

Paciente tratado com plasma em Itu

 

“Nós acreditamos na ciência e seguimos todas as orientações sanitárias para o enfrentamento da pandemia de covid-19. Fizemos investimentos importantes em protocolos, estruturas físicas, em recursos humanos, tanto para a prevenção quanto diagnóstico e tratamento e, neste ano, com esforços para a vacinação da população contemplada pelo Plano Estadual de Imunização. O tratamento com o Plasma Convalescente é mais um exemplo de que seguir a ciência é o caminho para vencermos a pandemia de covid-19, que tem sido o maior desafio deste século”, afirmou o prefeito ituano Guilherme Gazzola.

 

Embora o procedimento seja feito em nível ambulatorial, com alta prevista logo na sequência, a equipe médica entendeu ser prudente manter o paciente internado para monitoramento in loco, uma vez que se tratava da primeira infusão de Plasma Convalescente no município.

 

O paciente teve o diagnóstico positivo no dia 26 de agosto, após ser testado no PA Covid (Pronto Atendimento Covid), serviço da Secretaria Municipal de Saúde que funciona diariamente durante 24 horas.

 

Itu está no seleto grupo de municípios paulistas que contam com o plasma sanguíneo no combate ao coronavírus, graças ao seu desempenho na luta contra a pandemia e aos esforços da Secretaria Municipal de Saúde na elaboração de um protocolo de intenções. “Participar desse convênio com o Instituto Butantan é uma honra e também mais uma esperança para a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que tem trabalhado de forma ininterrupta desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia de covid-19”, comentou a secretária de Saúde de Itu, Janaina Guerino de Camargo.

 

Em julho, Itu recebeu cinco bolsas de Plasma Convalescente (PC), que ficam estocadas no Banco de Sangue da Santa Casa. Esse importante aliado no tratamento contra a doença é elaborado pelo Instituto Butantan e, por meio de um programa do Governo do Estado, está sendo testado em unidades de saúde do Estado de São Paulo.

 

NOVOS CASOS NA REGIÃO

 

Foram registradas mais 3 mortes pela doença na região, conforme os últimos boletins divulgados pelas Prefeituras na sexta, 28. Em Indaiatuba, a Secretaria de Saúde confirmou 2 óbitos, sendo de uma mulher de 92 anos e de um homem de 69. Nas 24 horas, foram diagnosticados 38 novos casos de covid e há 11 suspeitos.

 

Desde o início da pandemia, 30.853 pessoas contraíram o coronavírus em Indaiatuba. Dessas, 764 morreram e 30.059 são consideradas curadas ou estão em recuperação domiciliar. Os leitos clínicos estão com 40% de ocupação no Haoc e 38% no Hospital Santa Ignês. Já as UTIs têm 75% de leitos em uso no Haoc e 50% no Santa Ignês.

 

Outra morte por covid foi registrada em Itu, sendo de um paciente de 85 anos. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou 12 infectados e tem 4 em análise. Com isso, soma 21.007 casos confirmados, 528 óbitos e 20.364 recuperados. No Hospital de Campanha, a UTI segue vazia e a Enfermaria tem 13% de leitos ocupados. Na Santa Casa, a UTI está com 11% de ocupação.

 

Salto não teve novas mortes por covid confirmadas na sexta-feira, 27, e registrou 71 infectados e tem 57 suspeitos em análise. Com isso, a cidade totaliza 13.139 casos confirmados desde o início da crise sanitária, 407 mortos e 12.732 recuperados. Na rede pública, a UTI está com 67% de ocupação e a Enfermaria, 43%. Na Unimed, a taxa de ocupação está em 17% na UTI e 26% na Enfermaria.

 

VACINA SIM!

 

Acompanhe os números de vacinados contra a covid na região, conforme levantamento feito pela Revista Regional.

 

– Indaiatuba: 186.947 foram vacinados com a primeira dose e 99.373 com dose única ou segunda dose;

 

– Itu: 127.426 receberam a primeira dose, 53.722, a segunda, e 5.159, dose única;

 

– Salto: 89.181 pessoas receberam a primeira dose e 36.115, a segunda ou dose única.

 

 

foto: Pref. Itu

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?