Pesquisar

>

Post: Itu recebe exposição com obras do Modernismo brasileiro

Itu recebe exposição com obras do Modernismo brasileiro

  • Mostra reúne cerca de cem gravuras de artistas centrais do período e de figuras que se destacaram a partir da década de 1960

 

O Museu FAMA, em Itu, receberá a exposição “Linhas em ruptura”, com gravuras de figuras centrais do Modernismo brasileiro e de artistas que se destacaram a partir da década de 1960. A abertura acontecerá em 28 de agosto, na Sala Marcos Amaro.

Um das obras em exposição

 

Com curadoria de Luiz Armando Bagolin, a mostra exibirá gravuras matriz e impressões de representantes do movimento, como Flávio de Carvalho, Oswaldo Goeldi, Lívio Abramo, Maciej Babinsky e Darel, e de artistas com produções a partir dos anos 1960, 70 e 80, como Mestre Noza, Edith Behring, Wesley Duke Lee, Evandro Carlos Jardim, Regina Silveira e Anna Bella Geiger.

 

Durante a modernidade, a gravura deixou de ser apenas um recurso ou técnica que servia à transmissão e reprodutibilidade de ideias ou exortações de caráter moral, político e científico, e passou a ter mais autonomia e liberdade. “Ao todo, a exposição reúne 113 obras dos principais artistas históricos da gravura brasileira. A seleção deles foi feita com o intuito de mostrar a diversidade de temas e de técnicas dentro da gravura”, explica Luiz Armando Bagolin.

 

Para garantir a acessibilidade e inclusão, “Linhas em ruptura” disponibilizará a opção de audioguia, obras adaptáveis e videolibras. A entrada será gratuita com agendamento de visita pelo site.

 

SALA EXPERIÊNCIA

 

Paralelamente à exposição, também será inaugurada a Sala Experiência, um novo espaço para atividades lúdicas para crianças e adultos. A primeira obra comissionada que ocupará o espaço do museu é “Construção infinita”, uma instalação de Guilherme Teixeira que investiga as relações entre o fazer artístico, os jogos de armar e a escultura moderna e contemporânea.

 

MAIS: O Museu FAMA fica na rua Padre Bartolomeu Tadeu, 09 – Vila São Francisco – Itu; Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 11h às 17h; Entrada gratuita; Agendamento pelo site https://famamuseu.org.br/

 

foto: Divulgação/FAMA

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?