Pesquisar

>

Post: Dia da Esperança encerra 1ª fase da vacinação; Região soma mais 10 mortes por covid

Dia da Esperança encerra 1ª fase da vacinação; Região soma mais 10 mortes por covid

  • Neste 16 de agosto, Dia da Esperança criado pelo Governo do Estado de SP, a enfermeira Mônica Calazans aplicou a vacina em quatro estudantes da rede estadual com nome Esperança;
  • Mais de 91,2% dos adultos já foram vacinados em todo o Estado;
  • Data encerra a primeira fase da campanha, com a primeira dose a todos os adultos maiores de 18 anos;
  • Na região, Salto teve 8 mortes suspeitas confirmadas na sexta, 13;
  • Itu e Indaiatuba também registraram novos óbitos pela doença

O governador João Doria acompanhou a vacinação contra a covid-19 nesta segunda-feira, 16, o Dia da Esperança, data que marca o encerramento da imunização de adultos em todo o Estado. De forma simbólica, quatro estudantes da rede estadual de ensino, com nome ou sobrenome Esperança, foram imunizadas pela enfermeira Mônica Calazans, primeira brasileira a ser vacinada no país. Dados parciais do Vacinômetro apontam que, nesta manhã, 91,23% dos adultos de todo o Estado já foram vacinados com pelo menos uma dose.

Jovens estão sendo vacinados em todo o Estado no Dia da Esperança; Na foto, a vacinação em Indaiatuba

“Aqui vacinamos quatro jovens da rede pública de ensino, com o nome de Esperança. É a representação do respeito pela vida, pela existência, por todas as pessoas, independentemente da idade, e acima de tudo com esperança no coração”, destacou o governador.

Receberam a primeira dose da vacina as estudantes Esperança Maria Gomes Rodrigues, de 19 anos, e Esperança Aparecida de Jesus Martin Izidoro, de 18 anos, residentes das cidades de Mauá e Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. Ainda foram imunizadas Gabrielly Esperança dos Santos, de 18 anos, moradora de Campinas, e Eliane de Jesus Esperança, também com 18 anos e da cidade de Jacareí, região do Vale do Paraíba.

A imunização das quatro jovens marca o Dia da Esperança, data estipulada pelo governo de SP para o fim do calendário de vacinação de adultos, com pelo menos uma dose, em todo o Estado.

Na região, Itu e Salto começaram a vacinar jovens de 18 anos no final da semana passada; já Indaiatuba, vacina os cidadãos de 19 e 18 anos nesta segunda-feira, 16.

NOVAS DOSES

A vacinação das quatro jovens e celebração do Dia da Esperança ocorreu durante a liberação de mais 4 milhões de doses da vacina do Butantan para o PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. Com o novo lote, SP chega à marca de 72,8 milhões de doses fornecidas ao governo federal para imunização de brasileiros em todo o país.

As vacinas liberadas nesta segunda-feira fazem parte do segundo contrato firmado pelo IB com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio. No total, São Paulo vai entregar 100 milhões de doses ao governo federal.

ADOLESCENTES

O governo de SP dará sequência, nesta semana, ao calendário de vacinação, com aplicação das primeiras doses em adolescentes. A previsão é de que a partir de quarta-feira, 18, seja iniciada a imunização de jovens com idade entre 12 e 17 anos, começando por aqueles com deficiência, comorbidades, gestantes e puérperas. Até a primeira quinzena de setembro, todo o público nessa faixa etária já deverá estar vacinado com pelo menos uma dose da vacina. Cada cidade da região tem adotado o seu próprio cronograma, mas sempre seguindo a recomendação do plano estadual.

De acordo com os dados disponíveis na plataforma Vacina Já, nesta segunda-feira, 16, foram aplicadas 44.015.123 vacinas em todo o Estado, sendo 31.115 em primeira dose, 11.774.352 em segunda dose e 1.125.255 em dose única. Os números mostram que 69,65% da população geral já receberam pelo menos uma dose do imunizante e 27,87% já estão com o esquema vacinal completo, ou seja, tomaram duas doses ou receberam uma vacina de dose única.

MORTES NA REGIÃO

Segundo os últimos boletins da pandemia divulgados pelas Prefeituras da área de cobertura da Revista Regional, foram registrados mais 10 óbitos pela doença na sexta-feira, 13, porém 8 deles, ocorridos em Salto, eram de casos suspeitos que aguardavam laudos e só agora foram confirmados.

Os óbitos em Salto ocorreram entre 27 de abril e 1º de agosto, de pessoas de ambos os sexos, com idades entre 31 e 83 anos. Com isso, a cidade totaliza 389 mortos por covid, além de 12.471 casos e 12.067 recuperados. Na sexta, 13, foram diagnosticados 37 novos infectados e há 122 suspeitos esperando resultados de testes. A rede pública permanece com a UTI lotada. Na Unimed, a unidade intensiva tem 50% de ocupação e a Enfermaria, 22%. Já a ala clínica do Hospital Municipal está com 70% dos leitos ocupados.

Indaiatuba teve nova morte confirmada na sexta, 13: a vítima foi um homem de 71 anos. Nessa data, a Secretaria de Saúde de Indaiatuba diagnosticou 45 novos casos positivos e há 7 suspeitos. Desde o início da pandemia, 30.508 pessoas contraíram o coronavírus. Dessas,744 morreram e 29.717 são consideradas curadas ou estão em recuperação domiciliar.

Os leitos clínicos estão com 50% de ocupação no Haoc e 88% no Hospital Santa Ignês. Já as UTIs têm 83% dos leitos ocupados no Haoc e 86% no Santa Ignês.

A outra morte por covid na região foi confirmada em Itu na sexta, 13: o paciente tinha 34 anos. A Secretaria Municipal de Saúde registrou mais 21 contaminados e tem 6 suspeitos à espera de resultados. Itu soma 20.818 casos confirmados, 518 mortos e 19.989 recuperados. Há 9 pacientes internados em leitos clínicos e outros 9 em UTI.

No Hospital de Campanha, a UTI permanece vazia e na Santa Casa possui 52% de ocupação. Os leitos clínicos estão 19% ocupados na Enfermaria do Hospital de Campanha.

VACINA SIM!

Acompanhe os números de vacinados contra a covid na região, conforme levantamento feito pela Revista Regional na sexta-feira, 13 de agosto:

– Indaiatuba: 174.256 foram vacinados com a primeira dose e 74.484 com dose única ou segunda dose;

– Itu: 118.779 receberam a primeira dose, 39.918, a segunda, e 5.159, dose única;

– Salto: 81.908 pessoas receberam a primeira dose e 26.997, a segunda ou dose única.

 

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?