Prefeitura inicia cadastramento para novo ‘Itu Cartão Cidadão’

Solenidade que marcou o anúncio do novo ‘Itu Cartão Cidadão’

A Prefeitura de Itu iniciou nesta quarta-feira, 28, o cadastramento de munícipes para que obtenham o Itu Cartão Cidadão, documento que será utilizado para agilizar o atendimento em diversos setores, tais como: matrícula e rematrícula em creches e escolas municipais, agendamento de consultas nos postos de saúde e ambulatório de especialidades, retirada de remédios, empréstimos e renovação de livros nas bibliotecas municipais, inscrição em escolinhas esportivas, entre outros.

Segundo o prefeito Guilherme Gazzola, poder anunciar o Itu Cartão Cidadão é a realização de um sonho, idealizado ainda no início do seu primeiro mandato e que só foi concretizado graças à reeleição e ao empenho dos colaboradores envolvidos no projeto. “O banco de dados municipal vai permitir ao poder público conhecer melhor cada cidadão, melhorar a oferta dos serviços públicos da cidade, estruturar e planejar com mais eficiência o orçamento público, permitindo estudos para a criação de políticas públicas direcionadas à sua qualidade de vida, independentemente da gestão”, afirmou durante solenidade no Paço Municipal.

O cadastro e as futuras consultas ao cartão podem ser feitos de forma online por meio do site www.itu.sp.gov.br/cartaocidadao , pelos aplicativos Itu Cartão Cidadão na Apple Store e Google Play, de forma presencial na Prefeitura de Itu e Subprefeitura do Pirapitingui. Também haverá, futuramente, postos de credenciamentos espalhados pela cidade e que serão informados assim que estiverem definidos. De acordo com Guilherme, a expectativa é de que, em até sete meses, toda a população de Itu esteja cadastrada. “Claro que queremos finalizar a fase de cadastramento e, se pudermos em menos tempo, com certeza faremos, pois é um serviço essencial para a população e para nós também”, ressalta o prefeito.

A documentação necessária para o cadastro é:

– RG, CNH, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável;

– CPF (obrigatório inclusive para crianças);

– Comprovante de residência (somente carnê de IPTU, conta de água, energia ou contrato de locação com imobiliária do município de Itu, com firmas reconhecidas, dos últimos três meses).

A retirada do cartão deve ser feita presencialmente e o uso é pessoal e intransferível.

 

texto e fotos: Aline Queiroz