Pesquisar

>

Post: Como deixar a casa mais aconchegante no inverno

Como deixar a casa mais aconchegante no inverno

O tom amarelado da iluminação combina melhor com as estações frias

A arquiteta e designer de interiores Caroline Sautchuk indica maneiras de trazer conforto e aconchego ao lar nesta época do ano

As temperaturas começam a cair e a vontade de ficar mais tempo em casa só aumenta. Além disso, a preocupação com o coronavírus ainda faz parte da nossa rotina. Portanto, a chegada do inverno é um convite para a gente se fechar um pouquinho no nosso canto e curtir, mais do que nunca, o aconchego do lar. A arquiteta e designer de interiores Caroline Sautchuk reúne oito dicas para deixar seu lar quentinho e harmonioso. Inspire-se!

1. Espalhe mantas pela casa

Uma boa forma de aquecer a casa é usar mais tecidos em todos os cômodos. “As mantas remetem ao descanso e combinam muito bem com a estação. Elas são versáteis e podem ser usadas em vários lugares: no sofá, na cama, sobre as poltronas e até na varanda”, explica. Esses tecidos servem para aquecer, mas também cumprem uma excelente função: acrescentam vida e cor à decoração. “É possível usar modelos estampados ou coloridos sobre um sofá neutro. No quarto, você pode apostar em uma manta de cor complementar à da colcha da cama. Assim, você vai ter um ambiente ainda mais convidativo e harmonioso.”

2. Use e abuse dos tapetes

Tapetes também são um coringa para reforçar a sensação de acolhimento. Se sua casa for de piso frio, como pedra ou porcelanato, eles são essenciais. E vale usar em todos os ambientes do lar. “Se você gosta de tapete felpudo, daqueles que te convidam a relaxar, a hora de utilizá-lo é agora. Para quem tem alergia à poeira, existem modelos de nylon, que são antialérgicos. Ainda há aqueles próprios para espaços externos, e também as versões antiderrapantes para áreas molhadas, como o banheiro. Na cozinha, escolha os de fibra sintética, que não criam umidade e são fáceis de limpar em caso de gorduras.”

Mantas e mais almofadas são essenciais para esta época do ano

3. Almofada nunca é demais

Em dias mais frios, que tal aumentar o número de almofadas? Quando o assunto é decoração, elas merecem o protagonismo, pois complementam o espaço e proporcionam aconchego. “Espalhe as almofadas em cadeiras,

poltronas, sofás, camas e até no chão. Combine o tecido e a estampa com as mantas e tapetes, ou faça um arranjo bem diferente. Uma tendência atual é o mix de texturas, onde você pode explorar diversos tecidos e padrões em uma única combinação. Assim, você deixa o espaço mais divertido e moderno, sem perder o seu toque pessoal”, afirma a designer de interiores.

4. Aposte no poder da iluminação

A escolha da iluminação adequada pode deixar sua casa muito mais convidativa. Existem as lâmpadas dos tipos branco frio, branco neutro e branco quente. É essa última que você deve priorizar nessa temporada de clima ameno, já que ela apresenta um tom amarelado que combina melhor com as estações frias. “Cuidado apenas para não exagerar. Essa cor de luz é relacionada ao relaxamento e não é indicada para ambientes de serviço, onde as pessoas precisam de atenção, como escritório e cozinha. Prefira aplicá-la nos quartos e nas salas de estar e jantar”, orienta Caroline. O segredo é apostar em elementos como luminárias de piso, arandelas, abajures e até mesmo aquelas luzes de natal, em forma de pisca-pisca, para criar um clima mais intimista.

5. Invista em cores quentes e tons terrosos

As cores, em sua maioria, são classificadas em quentes e frias. Para o inverno, os tons quentes são os mais apropriados porque “aquecem” o interior do lar. “Em vez de cores mais vibrantes, invista em uma paleta de cores com tonalidades terrosas, como o marrom, caramelo, cobre, vermelho, areia e vinho. A dica é aproveitar essas cores para usá-las em almofadas, capas de sofá, mantas, tapetes e cortinas”, orienta.

6. Dê preferência às texturas e materiais acolhedores

Na hora de comprar móveis e artigos de decoração, escolha bem o modelo das peças. Para o inverno, algumas texturas e materiais ganham destaque. “Madeira é sempre uma boa pedida. Ao mesmo tempo em que é elegante, o material transmite as sensações de aquecer e abraçar. Seja na escolha da mobília ou mesmo nos revestimentos no piso ou paredes, o resultado fica interessante”, ressalta. Dá para investir em uma nova poltrona para a sala, pufes para os quartos, cadeira de balanço para a varanda, sempre prezando por estofados fofos e materiais com toque macio, como o veludo, pelo ou

couro. “Além de aproveitar o friozinho para relaxar em todos os cantos da casa, sua decoração vai ficar muito mais convidativa”, aponta a profissional.

 

fotos: AdobeStock

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?