Pesquisar

>

Post: ‘Vozes de Itu’ canta obras do Renascimento

‘Vozes de Itu’ canta obras do Renascimento

O Vozes mantém as atividades seguindo todos os protocolos sanitários na pandemia

Atividades acontecem em parceria com a Schola Cantorum de Itu

O Coral Vozes de Itu iniciou o segundo semestre de 2021 com novo repertório e pequena ampliação do grupo de cantores, respeitando o Plano São Paulo de combate à pandemia.

No primeiro semestre deste ano, o grupo privilegiou a obra dos compositores ituanos do século XIX como o padre Jesuíno do Monte Carmelo, Miguel Dutra, Elias Lobo, Tristão Mariano e José Tescari. Concentrou suas apresentações em celebrações religiosas, utilizando-se do coro alto das igrejas, espaço protegido e de isolamento para o grupo, que continua ensaiando e se apresentando com uso de máscara e higienização dos espaços, das mãos dos integrantes e do material utilizado.

O coral participou da Semana Santa na Matriz Nossa Senhora Candelária; da Semana Madre Theodora, na igreja do Patrocínio; celebrou 56 anos de fundação do próprio grupo e dos 175 anos de Tristão Mariano da Costa, na igreja do Bom Jesus, sempre com o mesmo compromisso de manter vivo o patrimônio cultural musical da cidade.

No segundo semestre, o Vozes de Itu continuará cantando em celebrações no coro alto, inclusive apresentando obras dos compositores de Itu. Porém, em parceria com a Schola Cantorum de Itu, começa a desenvolver um programa de música sacra europeia do período do Renascimento Cultural. As obras de autoria de Giovanni Pierluigi da Palestrina, Tomas de Luís de Victoria e Andrea Gabrieli, estarão em diálogo com o canto gregoriano, interpretado pela Schola Cantorum de Itu. “Entende-se o contraponto vocal do Renascimento, como um desenvolvimento do gregoriano medieval”, explica Luis Roberto de Francisco, regente do Vozes de Itu.

Mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu, o coral tem parceria de trabalho com o Museu da Música – Itu, não só para divulgação de obras musicais locais, mas também para pesquisa de repertório. Museu e Schola Cantorum são mantidos exclusivamente pelo Instituto Cultural de Itu.

As participações dos grupos musicais acontecem em conjunto e mensalmente nas missas do primeiro domingo, às 8h30, na igreja do Bom Jesus e do terceiro domingo na Paróquia Senhor no Horto e São Lázaro, às 18h. “Tão logo sejam permitidos os concertos, o coral Vozes de Itu apresentará o repertório estudado aos seus associados e ao público interessado”, conclui Luís Roberto.

Foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?