Pesquisar

>

Post: Vacinação será antecipada com doses extras de Coronavac; Doria anuncia ‘eventos-modelo’ para retorno dos shows

Vacinação será antecipada com doses extras de Coronavac; Doria anuncia ‘eventos-modelo’ para retorno dos shows

  • Anúncio da compra de 4 milhões de doses da Coronavac foi feito pelo governador João Doria nesta quarta-feira, 07;
  • Lote extra chega via governo do Estado e será distribuído ainda em julho aos 645 municípios paulistas para agilizar a vacinação contra a covid;
  • No setor de eventos, Doria informou que serão realizados 30 eventos-modelo para analisar a reabertura dos shows presenciais;
  • Aulas presenciais do ensino superior também serão retomadas

O governador João Doria confirmou nesta quarta-feira, 07, que São Paulo vai receber mais 4 milhões de doses prontas da vacina Coronavac para agilizar a imunização contra a covid-19 nos 645 municípios paulistas. O lote extra começa a ser entregue já nesta quarta, com a chegada de 2,7 milhões de doses no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Doria durante coletiva de imprensa

“O governo de São Paulo compra, adicionalmente, 4 milhões de doses extras para agilizar a campanha de vacinação no Estado”, afirmou Doria. “Vamos antecipar o calendário de vacinação em São Paulo sem interferir no contrato do Instituto Butantan com o Brasil”, acrescentou.

A chegada de 4 milhões de doses extras para São Paulo foi viabilizada pela Secretaria de Estado da Saúde após acordo entre o governo do Estado e a biofarmacêutica Sinovac. A segunda remessa com 1,3 milhão de vacinas deve ser entregue no próximo dia 26. As tratativas para a aquisição destas doses extras foram iniciadas em março deste ano.

O reforço no total de vacinas contra o coronavírus em São Paulo é mais uma garantia que o Plano Estadual de Imunização será cumprido. A meta é que toda a população adulta dos 645 municípios paulistas esteja protegida com ao menos uma dose até o dia 15 de setembro, com possibilidade de antecipação conforme a disponibilidade de imunizantes.

As vacinas poderão ser usadas pelas Prefeituras tanto para completar os ciclos vacinais de duas doses, como para a ampliação do público de primeira dose, informou o governo estadual à Revista Regional por meio de sua assessoria de imprensa.

SHOWS PODERÃO SER LIBERADOS

Doria anunciou também que o Estado realizará, a partir de 17 de julho, 30 eventos-modelo com rigorosos protocolos de segurança para a retomada dos eventos nas áreas de economia criativa, negócios, lazer, esportes e turismo. O objetivo é criar um planejamento seguro, responsável e baseado na ciência com o apoio do setor privado.

“Com a melhoria dos indicadores da pandemia, vamos dar um novo passo na retomada econômica no Estado de São Paulo e vamos iniciar o acompanhamento de 30 eventos nas áreas de cultura, negócios, lazer, esportes e turismo. Os eventos serão realizados com testagem obrigatória e pessoas vacinadas, além de manter rígidos protocolos sanitários para segurança, controle e monitoramento dos participantes”, afirmou Doria.

Os eventos previamente definidos ocorrerão na capital e Interior em ambiente controlado, com testagem de participantes e equipe, assim como acompanhamento pós-evento do governo do Estado. O objetivo deste estudo é ajustar, a partir de situações reais, as regras que possibilitarão a retomada de um dos setores mais afetados na pandemia do coronavírus e que emprega milhões de brasileiros.

Os testes utilizados serão de antígeno, com resultado imediato, aprovados pela Anvisa, que diagnostica pessoas que estão contaminadas e transmitindo a covid-19. Haverá limitação de público e serão progressivamente testados eventos mais complexos, de acordo com avaliações e acompanhamentos dos participantes pós-evento.

ENSINO SUPERIOR

A retomada das aulas presenciais no ensino superior de instituições públicas e privadas foi outro assunto da coletiva de imprensa concedida por Doria. Um decreto a respeito foi publicado no Diário Oficial desta quarta, 07. Até então, apenas cursos específicos relacionados à área da saúde estavam autorizados a ter aulas presencialmente.

“Os alunos do ensino superior do Estado de São Paulo poderão retornar às aulas presenciais a partir do dia 02 de agosto. O retorno prevê taxa de ocupação de 60% nas faculdades de tecnologia e universidades públicas e privadas, com obediência a todos os protocolos de saúde, incluindo uso de máscaras e álcool em gel”, afirmou Doria.

A publicação também definiu as novas regras para as escolas da Educação Básica. A partir de agora, o distanciamento que antes era de 1,5 metro passa a ser de apenas 1 metro. As escolas ficam autorizadas a receber estudantes presencialmente para planejar atividades conforme a sua capacidade física.

“Este é um grande passo. O decreto que autoriza o retorno presencial do ensino superior vale para os cursos de tecnologia de nível superior, as nossas Fatecs. E as aulas das Etecs seguem as mesmas regras da educação básica”, disse Rossieli Soares, secretário da Educação do Estado de São Paulo.

A rede estadual de ensino entra em período de férias no dia 16 de julho e retorna para o segundo semestre no dia 02 de agosto. Já as unidades de ensino superior devem seguir as mesmas regras de ocupação que o setor de serviços, conforme o decreto nº 65.635, de 16 de abril de 2021, exceto para os cursos de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, obstetrícia, gerontologia, biomedicina, saúde coletiva, saúde pública e medicina veterinária.

A partir deste decreto, as atividades práticas curriculares, como aulas práticas, laboratoriais e estágios dos cursos superiores de todas as carreiras estão liberadas para acontecer, sem restrição de ocupação.

 

foto: Governo de SP

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?