Pesquisar

>

Post: Pandemia: mais 5 mortes na região; Indaiatuba ‘bloqueia’ cadastro de quem escolhe vacinas

Pandemia: mais 5 mortes na região; Indaiatuba ‘bloqueia’ cadastro de quem escolhe vacinas

Novos casos e mortes por covid na região

Os óbitos aconteceram em Indaiatuba e Itu; Novos relatos de escolha de vacinas em Indaiatuba faz com que Prefeitura anuncie bloqueio do cadastro de convocados que recusam determinada marca de imunizante; Veja situação da pandemia na região

Indaiatuba e Itu confirmaram mais 5 mortes por covid nesta terça-feira, 06: foram 3 em Indaiatuba e 2 em Itu. A situação dos hospitais continua crítica, com a rede pública colapsada em Indaiatuba e Salto. Em Indaiatuba, após novos relatos de pessoas que recusaram tomar Coronavac, a Prefeitura informou que está bloqueando o cadastro de convocados que escolhem a marca da vacina e que os mesmos só serão reagendados no final da fila.

As mortes em Indaiatuba, segundo a Secretaria de Saúde, são de pacientes de ambos os sexos e com idades entre 22 e 60 anos. Em 24 horas, mais 196 casos positivos foram confirmados e há 2.367 suspeitos com resultados atrasados. Desde o início da pandemia, 26.944 pessoas contraíram o novo coronavírus. Desses, 687 morreram e 26.151 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar.

A situação dos hospitais segue crítica, com as UTIs da rede pública, incluindo os leitos extras, lotadas. Já na rede particular, que aumentou o número de vagas intensivas, a UTI está com 69% de ocupação e a Enfermaria, 87%. No Haoc, os leitos clínicos estão praticamente lotados, com 92% ocupados. A fila de espera por vagas tem 6 pessoas, segundo informações da própria Prefeitura.

Em Itu, a Secretaria Municipal de Saúde, confirmou mais 2 óbitos pela doença: as vítimas tinham 58 e 85 anos. Foram também diagnosticados 164 contaminados. Com isso, Itu soma 18.685 casos confirmados, 460 mortes e 17.007 recuperados. Há 41 suspeitos aguardando resultados, 36 pacientes internados em leitos clínicos e 22 em UTI. No Hospital Municipal, a UTI continua lotada. Já os demais leitos têm a seguinte taxa de ocupação: Hospital Municipal – Enfermaria 71,43%; Hospital de Campanha – Enfermaria 78,26% e UTI 60%; Santa Casa – UTI 76,47%.

 

Salto, de acordo com a Prefeitura, diagnosticou 142 novos casos e há 98 suspeitos. A cidade totaliza 10.891 contaminados desde o começo da crise, 324 óbitos e 10.552 recuperados. As UTIs seguem lotadas há semanas, assim como a Enfermaria do Hospital Municipal. Já na Unimed, a taxa de ocupação dos leitos clínicos está em 73%. Questionado várias vezes a respeito do momento crítico da falta de leitos, o governo saltense não respondeu a reportagem. Nesse período não houve divulgação de ampliação de leitos ou contratação de vagas externas em hospitais de outras localidades, como fizeram os governos de Itu e de Indaiatuba em momentos críticos da pandemia. O governo saltense, ao contrário de Indaiatuba, não divulga quantos doentes estão na fila de espera por vagas.

“SOMMELIER” DE VACINAS EM INDAIATUBA

A reportagem apurou novos relatos de convocados para vacinação contra a covid em Indaiatuba que se recusaram a aplicação por ser Coronavac, mas que teriam conseguido, posteriormente, voltar em outra ocasião e tomar dose da Pfizer, a qual consideram “melhor”. Semana passada, o governo de Indaiatuba informou que os cidadãos que escolhessem vacina por marca ou laboratório poderiam voltar para o final da fila, após a imunização de toda a população adulta, como noticiado pelo site e app da Revista Regional.

Questionada novamente, a Prefeitura afirmou ser “impossível” uma pessoa convocada pelo sistema informatizado voltar para tomar a vacina “de sua preferência” fora do agendamento, já que é necessário o escaneamento de um QR-Code. “Quando a pessoa chega e se recusa a tomar (a vacina), o sistema bloqueia o cadastro dela, e ela só tomará quando for reconvocada, e não o dia que quiser”, informou a Prefeitura por meio de sua assessoria de imprensa.

Sobre os relatos de cidadãos que teriam conseguido burlar o sistema, o governo respondeu que “talvez essas pessoas tenham sido convocadas novamente”. No entanto, a informação da semana anterior, dada pela própria Prefeitura, era de que elas voltariam ao final da fila, ou seja, apenas após o pessoal de 18 anos ser imunizado, o que está distante de ocorrer, já que Indaiatuba está vacinando a população de 40 anos.

VACINA SIM!

Acompanhe os números de vacinados contra a covid na região, conforme levantamento feito pela Revista Regional.

– Indaiatuba: 109.842 foram vacinados com a primeira dose, 31.493 com a segunda e 2.049 com dose única;

– Itu: 71.415 receberam a primeira dose e 20.808, a segunda;

– Salto: 50.116 com a primeira dose e 13.289 com a segunda.

 

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?