Carol Zanella e o Marketing de Relacionamento

A diretora de Marketing Carol Zanella é a prova de que é possível fazer comunicação no Interior e ter sucesso. Em parceria com seu sócio Daniel, está à frente da Zanella Comunicação. Responde pelos projetos de Marketing que a agência atende e trouxe à região sua excelência em Marketing de Relacionamento e Neuromarketing, desenvolvida a base de experiências profissionais no mercado corporativo e também nas especializações cursadas na Unicamp.

Carol explica que o Neuromarketing está presente em grandes empresas há tempos, principalmente as de luxo, mas viu diversas possibilidades de aplicar esse conceito também em outras, independentemente do tamanho. “Tudo dentro de um estabelecimento comercial ou prestação de serviços, seja qual for o segmento e o público, influencia no olhar e percepção do cliente. A sensação de que o produto precisa gerar no consumidor para ser bem aceito; qual parte do cérebro (cérebro reptiliano, cérebro límbico, neocórtex) a comunicação de determinado produto precisa atuar; todas estas estratégias podem ser tomadas através de técnicas específicas de Neuromarketing”. Em linhas gerais, prever o comportamento do consumidor tendo como base o processamento de informações pelo cérebro e poder identificar o impacto emocional do produto são os principais benefícios do Neuromarketing que une forças com o Marketing de Relacionamento. “Utilizar estas ferramentas convida o empresário a analisar se realmente precisa de mais clientes ou se precisa apenas fazer com que a sua clientela já formada receba estímulos para comprar ainda mais com ele. Vai muito além de ações de fidelização de clientes”, explica.

O planejamento estratégico é fundamental para este processo de Marketing de Relacionamento e as técnicas de Neuromarketing serem aplicadas e gerarem o retorno esperado. Cada movimento do cliente é estudado e levado em consideração e, o mais importante, é adaptado muitas vezes de forma individual. “Acredito que tudo que colocamos luz, floresce. Quando você para e pensa em estratégias de comunicação idealiza o que vai aquecer o coração da outra pessoa e, automaticamente, se coloca no lugar dela. Isso nos dá a sensação de que o cliente terá ao adquirir o produto ou vivenciar uma experiência. Tudo é estrategicamente pensado e cada detalhe tem um ponto para chegar à memória afetiva das pessoas, de modo subliminar”, comenta.

Comunicadora, empresária, mãe, esposa, Carol leva a sério o conceito de Marketing de Relacionamento à sua própria vida e acredita que o networking é fundamental para manter um bom andamento de seu negócio.

Atualmente, preside o BNI Providência Itu, uma renomada organização global de empresários, de diversas áreas, que semanalmente se reúnem por meio de grupos empresariais para construírem relacionamentos e gerarem negócios duradouros. “Fui convidada para presidir por conta da minha visibilidade dentro da organização. As pessoas começaram a me conhecer, viram a credibilidade do meu trabalho e da agência e a rentabilidade que conquistamos e estamos mantendo com o tempo, com muito profissionalismo e desafios”, finaliza.

 

texto e foto: Aline Queiroz