Pesquisar

>

Post: Região em colapso: mais 16 mortes por covid e UTIs lotadas; Itu sai na frente na vacinação do público geral

Região em colapso: mais 16 mortes por covid e UTIs lotadas; Itu sai na frente na vacinação do público geral

Novas mortes por covid em Itu e Indaiatuba

Foram registrados 9 óbitos em Itu e 7 em Indaiatuba; Salto está com dados atrasados; Todas as UTIs de Itu, Salto e Indaiatuba estão colapsadas; Itu sai na frente na vacinação do público geral sem comorbidades abaixo de 60 anos e inicia aplicação nesta quarta, 16; Veja situação da pandemia na região

A área de cobertura da Revista Regional confirmou mais 16 mortes por covid nesta segunda-feira, 14 de junho, sendo 9 em Itu e 7 em Indaiatuba. Todas as UTIs de Itu, Salto e Indaiatuba estão lotadas. Indaiatuba é a única cidade que divulgou a fila de espera por vagas, que chega a 46 doentes. Nesta quarta, 16, Itu sai na frente e inicia a vacinação do público geral, pessoas sem comorbidades entre 57 e 59 anos. Salto, atrasada, ainda não tem previsão da vacinação desse público. Já Indaiatuba iniciou o cadastro dos adultos entre 18 e 59 anos, mas não divulgou a data da imunização dessa faixa etária.

Em Itu, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os 9 pacientes mortos tinham entre 25 e 83 anos. Com isso, são 386 óbitos desde o começo da pandemia. A cidade ainda registrou mais 285 casos positivos e soma agora 15.999, com 14.266 recuperados. Há 25 suspeitos aguardando resultados, 29 pacientes internados em leitos clínicos e 30 em UTI. Assim como ocorre em Indaiatuba e Salto, as UTIs de Itu também entraram em colapso, com 100% de ocupação. Já as Enfermarias estão com 57% dos leitos ocupados no Hospital Municipal e 72% no Hospital de Campanha. O governo ituano não divulgou se há fila de espera por vagas de UTI.

Indaiatuba registrou mais 7 mortes pela doença nesta segunda, 14, segundo a Secretaria de Saúde local: as vítimas, de ambos os sexos, tinham entre 43 e 61 anos. Em 24 horas, foram confirmados mais 308 casos positivos e há 2.693 suspeitos à espera de resultados, que seguem atrasados. Desde o início da pandemia, 23.499 pessoas contraíram o novo coronavírus no município. Desses, 611 morreram e 22.774 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar.

Os hospitais seguem colapsados e há 46 doentes aguardando vagas, sendo 17 em estado grave precisando de UTI, conforme informações da Prefeitura de Indaiatuba.

Mesmo com o colapso hospitalar, o governo de Indaiatuba descartou, nesse momento, adotar medidas mais rígidas como lockdown, a exemplo de outras cidades paulistas em situação semelhante, como na região de Ribeirão Preto. “Não gostaríamos de fazer (lockdown), por acreditar que os bons não devem pagar pelos maus, mas se os indicadores não melhorarem, medidas restritivas mais duras poderão ocorrer naturalmente”, informou a Prefeitura à Revista Regional por meio de sua assessoria de imprensa.

Salto vive em sua rede pública situação semelhante ao dos hospitais de Indaiatuba, com a UTI e a ala clínica do Hospital Municipal lotadas. Na rede privada, a unidade intensiva também está com 100% e a Enfermaria com 88% de ocupação. Questionado diversas vezes sobre o colapso, se há fila de espera e quais as medidas serão tomadas pela administração pública, o governo do prefeito Laerte Sonsin Junior não retornou.

A Prefeitura de Salto está com os dados da pandemia atrasados e divulgou na manhã desta terça, 15, o boletim referente à sexta, 11: foram diagnosticados 87 casos positivos e há 84 suspeitos. O governo não informou se ocorreram mortes suspeitas pela doença no final de semana. A testagem foi reduzida na cidade; há relatos de pessoas da mesma família de doentes que não foram testadas na rede pública local. Com os números atuais, Salto totaliza 9.759 contaminados desde o início da pandemia, com 280 mortos e 9.454 recuperados.

 

VACINA SIM!

Salto, ao contrário de Itu e Indaiatuba, não avançou na vacinação e segue com números da semana passada, segundo a Prefeitura. Itu anunciou nesta segunda, 14, que iniciará a vacinação do público geral, abaixo de 60 anos e sem comorbidades, a partir desta quarta, 16. É a primeira cidade da área de cobertura da Revista Regional a começar a imunização dessa faixa etária da população. Salto, atrasada, está vacinando idosos e pessoas com comorbidades. Já Indaiatuba iniciou cadastramento dos adultos acima de 18 anos, mas não tem data de início da vacinação desse público geral. A Prefeitura indaiatubana informou que espera o repasse das doses para iniciar a campanha. O calendário de vacinação de Itu está no site da Revista Regional: https://revistaregional.com.br/site/2021/06/14/itu-divulga-antecipacao-da-vacinacao-contra-a-covid/

Acompanhe os números de vacinados contra a covid na região, conforme levantamento feito pela Revista Regional.

– Indaiatuba: 69.949 foram vacinados com a primeira dose e 28.741 com a segunda;

– Itu: 45.213 receberam a primeira dose e 20.637, a segunda;

– Salto: 30.320 com a primeira dose e 12.838 com a segunda.

 

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?