Pesquisar

>

Post: Região soma mais 18 mortes por covid; Doria antecipa vacinação; Veja quando você será vacinado

Região soma mais 18 mortes por covid; Doria antecipa vacinação; Veja quando você será vacinado

Novo calendário de vacinação

Foram 10 mortes em Indaiatuba, 4 em Salto e outras 4 em Itu; Indaiatuba continua com a rede hospitalar colapsada e fila de espera por leitos clínicos e de UTI; Rede pública saltense também segue em colapso; Governador João Doria anunciou neste domingo, 13, a antecipação da vacinação de todos os adultos do Estado; Veja o novo calendário e quando você será vacinado

A área de cobertura da Revista Regional confirmou mais 18 mortes por covid, conforme boletins divulgados na sexta, 11, e no sábado, 12 de junho. Foram 10 em Indaiatuba, 4 em Salto e 4 em Itu, porém somente Indaiatuba divulgou dados de sábado. A situação da rede hospitalar continua crítica em toda a região, com hospitais colapsados há mais de uma semana em Indaiatuba. Salto também está há cerca de um mês sem vagas na rede pública. A boa notícia do fim de semana foi o anúncio da antecipação da vacinação contra a covid em todo o Estado de São Paulo, feito pelo governador João Doria neste domingo, 13.

Indaiatuba, segundo a Secretaria de Saúde local, registrou 10 mortes por covid na sexta e no sábado, sendo as vítimas de ambos os sexos e com idades entre 17 e 83 anos. Três dos óbitos ocorreram numa UPA (Unidade de Pronto Atendimento), fora da UTI da rede hospitalar, por falta de vagas. Outro doente morreu na própria residência. A Prefeitura informou que contratou mais 3 leitos de UTI em hospitais de Arthur Nogueira, para onde pode transferir parte dos contaminados em estado grave. A fila de espera por vagas em hospitais de Indaiatuba tem 44 doentes, sendo 12 em estado grave aguardando tratamento intensivo, segundo o governo local.

De acordo com os boletins epidemiológicos de sexta e sábado, dias 11 e 12, Indaiatuba diagnosticou mais 409 casos, mas há 2.899 casos suspeitos esperando resultados, que seguem atrasados. Desde o início da pandemia, 23.159 pessoas contraíram o novo coronavírus em Indaiatuba. Desses, 604 morreram e 22.457 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar.

Mesmo com o colapso hospitalar, o governo de Indaiatuba descartou, nesse momento, adotar medidas mais rígidas como lockdown, a exemplo de outras cidades paulistas em situação semelhante, como na região de Ribeirão Preto. “Não gostaríamos de fazer (lockdown), por acreditar que os bons não devem pagar pelos maus, mas se os indicadores não melhorarem, medidas restritivas mais duras poderão ocorrer naturalmente”, informou a Prefeitura à Revista Regional por meio de sua assessoria de imprensa.

Salto vive em sua rede pública situação semelhante ao dos hospitais de Indaiatuba, com a UTI e a ala clínica do Hospital Municipal lotadas. Já na rede privada, a situação é crítica, com 88% de ocupação. Questionado diversas vezes sobre o colapso, se há fila de espera e quais as medidas serão tomadas pela administração pública, o governo do prefeito Laerte Sonsin Junior não retornou.

A cidade teve 4 mortes por covid confirmadas na sexta, 11, sendo as vítimas de ambos os sexos e com idades entre 28 e 62 anos. Foram diagnosticados 70 casos positivos e há 87 suspeitos sem resultados. A testagem foi reduzida em Salto; há relatos de pessoas da mesma família de doentes que não foram testados na rede pública local. Com os números atuais, Salto totaliza 9.662 contaminados desde o início da pandemia, com 280 mortos e 9.367 recuperados.

Itu também registrou mais 4 mortes na sexta, 11: as vítimas tinham entre 32 e 56 anos. A Secretaria Municipal de Saúde de Itu informou ainda que foram diagnosticados 138 novos casos, totalizando 15.714, 377 óbitos e 13.966 recuperados. Há 22 aguardando resultados, 40 pacientes internados em leitos clínicos e 29 em UTI. O Hospital de Campanha está colapsado, sem vagas de UTI e de Enfermaria. Já no Hospital Municipal, há 57% de ocupação dos leitos clínicos e 87% dos intensivos; na Santa Casa, a UTI tem 88% de leitos ocupados.

DORIA ANTECIPA VACINAÇÃO

Neste domingo, 13 de junho, o governador João Doria anunciou que toda a população adulta dos 645 municípios de São Paulo deverá estar vacinada contra a covid até 15 de setembro, antecipando em 33 dias a estimativa de conclusão do cronograma anterior. Com o novo calendário, pessoas com idade a partir de 40 anos poderão se vacinar contra o coronavírus ainda neste mês.

 “Pessoas na faixa etária de 40 a 59 anos que seriam vacinadas apenas no mês de julho agora serão vacinadas em junho. Isso é fruto de trabalho planejamento e logística do sistema de saúde pública de São Paulo. É uma vitória do trabalho e da ciência, de respeito à saúde e à vida e senso de urgência para proteger vidas. A vacina vai vencer o vírus, a saúde vai vencer o negacionismo e nós, aqui em São Paulo, estamos ao lado da ciência, da saúde e da vida”, declarou Doria. 

Trata-se do maior avanço já definido na campanha de vacinação contra o coronavírus em São Paulo, com doses garantidas para início da imunização dos adultos de 40 a 59 anos ainda em junho. Somente neste mês, a previsão do PEI (Programa Estadual de Imunização) é que 7,45 milhões de adultos do Estado de São Paulo recebam a primeira dose. O novo público de 40 a 59 anos agrupa quatro grupos previamente definidos – antes, estavam previstas subdivisões em grupos de cinco anos para cada nova expansão da campanha.

 A partir desta quarta-feira, 16, as doses poderão ser aplicadas em qualquer pessoa na faixa de 50 a 59 anos. Pelo cronograma anterior, esta data estava definida para as pessoas com idade entre 55 e 59 anos, e agora o alcance foi expandido. A partir do dia 23, São Paulo vai vacinar a população com idade entre 43 e 49 anos. No dia 30, começa a imunização dos que têm entre 40 a 42 anos. Já em 15 de julho, a campanha será estendida para a população de 35 a 39 anos. Depois, no dia 30 de julho, as pessoas com idade entre 30 e 34 anos também poderão ser vacinadas contra a covid. A partir de 16 de agosto, a vacinação se estende para os adultos mais jovens, com idade entre 25 a 29 anos. Por fim, a partir de 1º de setembro, todos os adultos a partir de 18 anos poderão iniciar a imunização contra o coronavírus, com término previsto de aplicação da primeira dose para o dia 15 de setembro. 

A ampliação dos públicos-alvo e a projeção do novo calendário se baseiam nas estimativas de entregas do Ministério da Saúde. Com a chegada ao Brasil dos novos imunizantes da Pfizer e da Janssen e mais entregas das vacinas do Butantan e da Fiocruz / Astrazeneca, São Paulo recalculou o cronograma e está intensificando a logística e distribuição dos imunizantes para os 645 municípios. VACINA SIM!

Acompanhe os números de vacinados contra a covid na região, conforme levantamento feito pela Revista Regional.

– Indaiatuba: 68.679 foram vacinados com a primeira dose e 28.741 com a segunda;

– Itu: 43.765 receberam a primeira dose e 20.622, a segunda;

– Salto: 30.320 com a primeira dose e 12.838 com a segunda.

 

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?