Pesquisar

>

Post: Indaiatuba e Salto em colapso; Gaspar decreta calamidade, mas descarta lockdown; Mais 12 mortes por covid na região

Indaiatuba e Salto em colapso; Gaspar decreta calamidade, mas descarta lockdown; Mais 12 mortes por covid na região

Hospitais em colapso, novos casos e mortes por covid na região

Sem vagas na rede hospitalar e com fila de espera, Indaiatuba enfrenta situação crítica neste momento da pandemia; Mais 7 mortes foram registradas na cidade em 24 horas; Prefeito decretou estado de calamidade pública, substituindo o estado de emergência de 2020, mas descarta lockdown; Itu teve mais 3 óbitos pela doença; Salto, 2; Hospitais saltenses também estão colapsados; Veja a situação da pandemia na região

Os hospitais de Indaiatuba e de Salto estão colapsados. Não há vagas de Enfermaria e de UTI nas duas cidades. Em Indaiatuba, a fila de espera está em 45 pacientes, sendo 16 em estado grave. A cidade registrou mais 7 óbitos nas últimas 24 horas. Salto, que já vivia situação crítica por falta de leitos públicos, agora colapsou também na rede particular e está sem vagas no Hospital Municipal e no Hospital Unimed. O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, seguindo orientações da Assembleia Legislativa, decretou estado de calamidade pública, substituindo o estado de emergência de 2020. À Revista Regional, o governo indaiatubano descartou um lockdown por conta do colapso, como fizeram outros municípios paulistas em situação semelhante. Em Salto, o prefeito Laerte Sonsin Junior foi questionado sobre o momento crítico que a cidade atravessa, mas não retornou.

Nesta terça-feira, 08, a Secretaria de Saúde de Indaiatuba confirmou mais 7 mortes por covid: os pacientes, de ambos os sexos, tinham entre 25 e 93 anos e estavam todos hospitalizados. Foram diagnosticados 154 infectados, mas o número de casos ativos pode ser maior, já que há 2.503 suspeitos à espera de resultados de exames, que seguem atrasados.

Os hospitais indaiatubanos continuam colapsados, incluindo as vagas extras de UTI contratadas pela Prefeitura em cidades da Grande Campinas. Há 124 internados dos quais 98 possuem confirmação para covid-19. Desse total, 82 estão em leitos clínicos e 42 em UTI. Segundo a Prefeitura, há 45 doentes à espera de vagas, sendo 29 para Enfermaria e 16 para UTI.

Desde o início da pandemia, 22.512 pessoas contraíram o novo coronavírus em Indaiatuba. Desses, 584 morreram e 21.830 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar.

Nesta semana, o prefeito Nilson Gaspar decretou estado de calamidade pública, em substituição ao estado de emergência de 2020. Na prática, é uma medida administrativa em razão da pandemia. Em nota, o governo destacou que “Indaiatuba está seguindo as demais cidades do Estado e o decreto segue orientações legais para fins de homologação junto à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), conforme o decreto legislativo 2.502 editado pela Assembleia em abril de 2021”. “Trata-se de medida meramente administrativa e totalmente esperada e condizente com o momento que

vivemos da presente pandemia. Até o momento, mais de 200 municípios também editaram seus decretos no mesmo sentido”, conclui a nota.

O governo de Indaiatuba descartou, nesse momento, adotar medidas mais rígidas como lockdown, a exemplo de outras cidades paulistas em situação semelhante, como na região de Ribeirão Preto. “Não gostaríamos de fazer (lockdown), por acreditar que os bons não devem pagar pelos maus, mas se os indicadores não melhorarem, medidas restritivas mais duras poderão ocorrer naturalmente”, informou a Prefeitura à Revista Regional por meio de sua assessoria de imprensa. Em live na noite de segunda, 07, o prefeito disse que está intensificando a fiscalização e coibindo aglomerações e festas clandestinas. No entanto, há relatos de várias festas nos finais de semana na cidade, principalmente em bairros residenciais e condomínios, assim como aglomerações em alguns bares.

Salto vive situação semelhante ao dos hospitais de Indaiatuba, com as UTIs e as alas clínicas do Hospital Municipal e da Unimed lotadas. Questionado sobre o colapso, se há fila de espera e quais as medidas serão tomadas pela administração pública, o governo do prefeito Laerte Sonsin Junior não retornou. A cidade teve 2 mortes por covid confirmadas nesta terça, 08: uma mulher de 57 anos e um homem de 66, porém ocorridas no dia 31 de maio e 1º de junho e só divulgadas agora. Nas 24 horas, foram diagnosticados 120 casos positivos e há 71 suspeitos sem resultados. A testagem foi diminuída; há relatos de pessoas da mesma família de doentes que não foram testados na rede pública.

Com os números atuais, Salto totaliza 9.427 contaminados desde o início da pandemia, com 264 mortos e 9.148 recuperados.

Itu teve 3 mortes por covid nesta terça, 08: as vítimas tinham entre 52 e 95 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram diagnosticados 200 novos casos e agora soma 15.239 desde o início da pandemia, com 365 mortos e 13.444 recuperados. Há 53 suspeitos aguardando resultados de exames, 35 pacientes internados em leitos clínicos e 29 em UTI. A taxa de ocupação de leitos é a seguinte: Hospital Municipal – Enfermaria 75% e UTI 78,57%; Hospital de Campanha – Enfermaria 87,50% e UTI 75%; Santa Casa – UTI 94,12%.

VACINA SIM!

Acompanhe os números de vacinados contra a covid na região, conforme levantamento feito pela Revista Regional.

– Indaiatuba: 63.840 foram vacinados com a primeira dose e 28.521 com a segunda;

– Itu: 42.499 receberam a primeira dose e 20.315, a segunda;

– Salto: 29.137 com a primeira dose e 12.788 com a segunda.

 

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?