Tristão Mariano da Costa é homenageado em Itu

Tristão Mariano

– Compositor completaria 175 anos em 06 de junho

Durante o mês de junho, a obra musical e literária de Tristão Mariano da Costa será lembrada e valorizada em sua terra natal por iniciativa do Museu da Música – Itu, do Coral Vozes de Itu, do Instituto Cultural de Itu e da Academia Ituana de Letras. O compositor, professor e político nasceu em Itu a 06 de junho de 1846, foi atuante também em Jaú e Piracicaba, onde lecionou, compôs, deixou artigos em jornais e periódicos. Em sua terra exerceu ainda a vereança por três mandatos. Morreu em Itu em 1908.

Impossibilitadas de realizar eventos presenciais, como concertos e encontros, as entidades organizadores da celebração farão eventos virtuais e contarão com a participação do repertório musical de Tristão Mariano em cerimônias na Igreja, com a presença controlada. Desta forma, suas composições de música sacra poderão ser ouvidas no ambiente para o qual foram compostas. O Coral Vozes de Itu e o Coro do Bom Jesus cantarão sempre no coro alto das igrejas, distantes dos fiéis, com grupo reduzido, utilizando máscaras e distanciamento físico entre si. 

Tristão deixou oito missas, obras para a Semana Santa e Pentecostes, além de arranjos para a música de concerto. Foi a maior liderança musical em Itu no tempo em que viveu, contribuindo para a formação de gerações de músicos e apreciadores da arte. Lecionou música em um externato, que manteve em sua casa e no Colégio São Luís. Dentre os textos que escreveu, alguns influenciaram e serviram de fonte de pesquisa à obra de Francisco Nardy Filho.

Acompanhe a programação:

– 06 de junho, 8h30 – Participação do Coral Vozes de Itu cantando obras de Tristão Mariano na Missa da Igreja do Bom Jesus.

– 11 de junho, 18h – Participação do Coro do Bom Jesus cantando obras de Tristão Mariano na Missa da Igreja do Bom Jesus (festa do Sagrado Coração de Jesus).

– 12 de junho, 10h – Reunião online da Academia Ituana de Letras com a comunicação “A história de Itu sob o olhar de Tristão Mariano da Costa”.

– 19 de junho, 18h – Participação do Coro do Bom Jesus cantando obras de Tristão Mariano na Missa da Paróquia do Senhor no Horto e São Lázaro.

– 19 de junho – Divulgação da mostra virtual “O erudito e o popular na festa de São Benedito” sobre a música do povo e a obra de Tristão Mariano na tradicional celebração religiosa de Itu. O link do site do Museu da Música – Itu será compartilhado nas redes sociais.

O Museu da Música é mantido pelo Instituto Cultural de Itu, associação sem fins lucrativos e está temporariamente fechado para atividades presenciais conforme protocolo do Plano São Paulo, relativo à pandemia de covid-19.   

 

foto: Divulgação/Museu da Música