>

Post: Indaiatuba soma mais 4 mortes por covid; Hospitais em colapso

Indaiatuba soma mais 4 mortes por covid; Hospitais em colapso

Novos casos de covid e hospitais lotados na região

Com aumento de casos, cidade mantém registro diário de óbitos pela doença; Hospitais seguem sem vagas em Indaiatuba e Salto; Prefeitura de Indaiatuba afirma que não adotará medidas restritivas por conta do colapso hospitalar; Itu tem mais 1 morte por covid; Salto, 2

Indaiatuba continua sem vagas para pacientes com covid em estado grave. Tanto as Enfermarias quanto as UTIs estão praticamente lotadas, inclusive os leitos extras contratados pela Prefeitura em hospitais da Grande Campinas. No Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) há apenas 10% de leitos disponíveis. Em Salto, não há vagas de UTI; na rede pública, a ala clínica também está cheia. Na sexta, 28, e no sábado, 29, Indaiatuba registrou mais 4 mortes pela doença.

Segundo a Secretaria de Saúde de Indaiatuba, as vítimas tinham eram todas mulheres e tinham entre 40 e 66 anos. No domingo, 30, não foi divulgado boletim epidemiológico. Na sexta, 28, e no sábado, 29, foram diagnosticados mais 166 novos infectados, mas o número de casos ativos deve ser bem maior já que há 1.750 suspeitos testados à espera de resultados.

Desde o início da pandemia, 21.601 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 556 morreram e 20.954 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar. Há 107 internados, dos quais 91 estão confirmados para covid-19. Do total, 69 estão em leitos clínicos e 38 em UTI. Em toda a cidade, há apenas 10% de leitos disponíveis no Haoc, para casos clínicos. As UTIs e demais Enfermarias estão todas lotadas desde a semana passada.

Questionado, o governo de Indaiatuba informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não adotará medidas locais de restrição por conta do colapso nos hospitais. A nota diz que a Prefeitura seguirá as determinações do governo do Estado, hoje em flexibilização, e pede que a população adote as medidas de distanciamento social. Ao contrário do prefeito indaiatubano Nilson Gaspar, líderes municipais de outras 20 cidades paulistas, principalmente na região de Ribeirão Preto, restringiram atividades presenciais e decretaram até lockdown quando seus hospitais atingiram 90% da capacidade.

Salto continua sem vagas para pacientes com covid na rede pública, atendida pelo Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat. Na Unimed, que corresponde à rede privada, a UTI também está lotada e a Enfermaria tem 67% de ocupação. No total, segundo a Prefeitura, há 22 pacientes internados em UTI-Covid e 38 em leitos clínicos. Questionado sobre o colapso hospitalar e a possibilidade de adotar medidas restritivas para conter o avanço da pandemia, o governo de Laerte Sonsin Junior não respondeu.

O último boletim epidemiológico foi divulgado pela Prefeitura saltense na sexta-feira, 28, quando foram registradas mais 2 mortes por covid: de uma mulher de 54 anos e de um homem de 69. A testagem foi reduzida na cidade e foram confirmados 12 casos da doença e há 79 suspeitos à espera de resultados. Com os números atuais, Salto totaliza 9.065 contaminados desde o início da pandemia, com 256 mortos e 8.794 recuperados.

Itu também teve nova morte confirmada na sexta, 28: um paciente de 61 anos. A Secretaria Municipal de Saúde registrou 144 novos contaminados e soma 14.095 casos, 345 óbitos e 12.913 recuperados. Há 38 suspeitos aguardando resultados de testes, 22 pacientes internados em leitos clínicos e 22 em UTI.

No Hospital Municipal, a UTI está lotada; no Hospital de Campanha, há 50% de ocupação; e na Santa Casa, 70%. Já as Enfermarias têm 57% de leitos ocupados no Municipal e 55% no Hospital de Campanha.

VACINA SIM!

Acompanhe os números de vacinados contra a covid na região, conforme levantamento feito pela Revista Regional.

– Indaiatuba: 55.607 foram vacinados com a primeira dose e 28.141 com a segunda;

– Itu: 40.026 receberam a primeira dose e 19.928, a segunda;

– Salto: 25.472 com a primeira dose e 12.605 com a segunda.

 

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?