Museu da Energia participa de evento virtual

O Encontro Paulista de Museus Itinerante (EPMi) Oeste, evento gratuito, acontece nos dias 25 e 26 de maio

Fachada do Museu em Itu

A Fundação Energia e Saneamento (FES), instituição responsável pela gestão dos Museus da Energia, inclusive o de Itu, participa da primeira edição virtual do maior evento itinerante do setor de museus paulistas, o Encontro Paulista de Museus Itinerante (EPMi) Oeste, gratuito, que acontece nos dias 25 e 26 de maio.

A participação da Fundação será no dia 25 de maio, das 11h15 às 12h30, durante o painel temático “Museus e Sustentabilidade Social”. Neste dia, será transmitido um vídeo de integrantes da Fundação falando sobre a experiência com o Programa de Integração Funcional e Capacitação Interna, desenvolvido nos museus de Itu, Salesópolis e São Paulo.

Após a exibição do vídeo, o mediador do evento fará um bate-papo ao vivo com Fernanda Morais, coordenadora de Educativo da Fundação, e abrirá o debate com o público virtual e duração de 30 minutos. “A ideia é que a Fernanda possa despertar reflexões e incentivar olhares para a elaboração de novas ações, à luz das práticas realizadas em sua experiência no Programa de Integração Funcional e Capacitação das Equipes da Fundação Energia e Saneamento”, explica Rita Martins, diretora executiva da Fundação Energia e Saneamento.

Ainda sobre a participação do Museu da Energia, os temas tratados irão abordar as iniciativas em prol da sustentabilidade, diversidade e inclusão, que envolvem capacitações e troca de experiências entre a equipe. “A proposta do Programa de Integração Funcional e Capacitação Interna é garantir uma gestão participativa em relação ao acesso a bens e serviços culturais”, explica Fernanda.

Por conta da pandemia e das instabilidades do momento, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo – Sisem-SP, em parceria com a Organização Social de Cultura Acam Portinari, decidiu realizar a primeira edição virtual do Encontro Paulista de Museus Itinerante (EPMi) neste ano. Com o calendário de 2021 definido, realizarão quatro encontros virtuais ao longo do ano, contemplando quatro macrorregiões de São Paulo e a Fundação Energia e Saneamento participa do EPMi Oeste.

foto: Caio Mattos