Laurentino Gomes será patrono do Centro Ituano de Letras e Artes

Laurentino Gomes fez uma doação de livros para a biblioteca municipal

Escritor de “1822”, que reside em Itu, doou livros para a biblioteca ituana e aceitou ser patrono e colaborador do novo Centro de Letras e Artes

 

Nesta terça-feira, 27 de abril, o escritor Laurentino Gomes esteve na Biblioteca Municipal “Professor Olavo Valente de Almeida” para doar exemplares de livros de seu acervo. Na ocasião, a secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, Maitê Velho, que esteve presente, convidou o escritor de “1808”, “1822” e “1889” para ser o patrono e colaborador do Cila (Centro Ituano de Letras e Artes), o que foi aceito prontamente.

 

O Cila, que funcionará no prédio que abrigava a Funerária Municipal, na Praça Conde de Parnaíba, contará com toda estrutura necessária como acessibilidade, internet, ambiente seguro e climatizado. Este futuro centro cultural virá ampliar a prestação de serviços culturais, funcionará como espaço de lazer, entretenimento, convivência, diálogos e aprendizado.

 

Laurentino contou que, em breve, seu segundo livro da série “Escravidão” será lançando e que, com a pandemia, está sendo um desafio essa nova maneira de vivermos. “Eu viajava muito para divulgar os livros, agora não podemos mais, teremos que fazer tudo online, é uma experiência nova”, comentou. O autor também destacou que durante o isolamento social o número de leitores aumentou, o que é um bom sinal.

 

Também estiveram presentes o diretor de Patrimônio, Emerson Ribeiro, a bibliotecária Nathália Britto, a coordenadora do Patrimônio Histórico e orientadora do Cila, Morgana Ribeiro e o responsável técnico pela hemeroteca e especialista do acervo e da memória da cidade de Itu, Odorico Celso Castanho da Silva.

 

Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu