Pesquisar

>

Post: Salto identifica variantes do vírus e soma mais 8 mortes por covid

Salto identifica variantes do vírus e soma mais 8 mortes por covid

Região tem novas mortes causadas pelo coronavírus

O governo saltense confirmou nesta segunda, 12, ao portal G1, da TV Globo, que 2 pacientes foram confirmados com variantes do coronavírus, incluindo a P.1, surgida em Manaus e considerada mais transmissível; Ambos morreram; Cidade teve ainda 8 novos óbitos por covid; Itu e Indaiatuba também registraram mortes pela doença; Veja novos números de vacinados na região

Ao portal de notícias G1, da Globo, o governo saltense confirmou nesta segunda-feira, 12 de abril, que foram identificadas variantes do coronavírus em 2 moradores locais. De acordo com o G1, são 2 homens e ambos morreram por complicações causadas pela covid. Um dos casos é da variante P.1, de Manaus, e o outro é da variante P.2, do Rio de Janeiro, identificados nos meses de janeiro e fevereiro, respectivamente.

A variante P.1, que surgiu em Manaus, é considerada mais transmissível e foi a responsável pelo surto de covid e pelo colapso hospitalar vistos no início do ano na capital do Amazonas. O governo de Salto informou ao G1 que a Secretaria da Saúde e a Vigilância Epidemiológica fizeram os bloqueios necessários. Além disso, os órgãos investigam o histórico de deslocamento das 2 vítimas, assim como de pessoas próximas a elas para tentar identificar a origem dessas contaminações com as novas cepas.

Nesta segunda-feira, 12, em novo boletim epidemiológico, Salto confirmou mais 8 óbitos por covid. As vítimas, de ambos os sexos, tinham entre 33 e 91 anos. Também foram diagnosticados 60 casos positivos e o total de suspeitos à espera de resultados de exames está em 420. Segundo a Prefeitura, a cidade totaliza 6.913 contaminados desde o início da epidemia, sendo que 205 morreram e 6.645 se recuperaram.

O governo saltense não divulgou o número de pacientes positivos e suspeitos que estão internados, mas há, no total, 24 em UTI e 34 em leitos clínicos. O Hospital Municipal, único que atende SUS, continua praticamente lotado, com UTI sem vagas e Enfermaria com ocupação de 91%. Na rede privada, na Unimed, a UTI também está com 93% dos leitos ocupados e a Enfermaria com 62%. A Prefeitura de Salto não informou sobre a fila de espera por vagas de UTI para pacientes com covid, nem sobre a possibilidade de reabertura de novos leitos, a exemplo do que fez Itu e Indaiatuba nesse agravamento da pandemia.

Em Itu, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmadas 2 mortes por covid: os pacientes tinham 74 e 87 anos. Nesta segunda, 12, a cidade teve mais 132 contaminados diagnosticados e soma 11.232 casos confirmados desde o início da epidemia, com 262 mortes e 10.558 recuperados. Há 33 suspeitos que aguardam resultados de testes, 40 pacientes internados em leitos clínicos e 24 em UTI. No Hospital Municipal, a UTI está lotada e no Hospital de Campanha, a ocupação chegou a 90%. Já na Santa Casa, a unidade intensiva tem 70% dos leitos ocupados. As Enfermarias estão com a ocupação de 75% no Hospital Municipal, 86% no Hospital de Campanha e vazia na Santa Casa.

Indaiatuba também confirmou mais 1 óbito com diagnóstico de covid-19 nesta segunda-feira, 12. Segundo a Secretaria de Saúde de Indaiatuba, a paciente tinha 51 anos e estava internada no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). Nas últimas 24 horas, foram confirmados ainda 93 infectados e há 158 suspeitos testados aguardando resultados. Desde o início da pandemia, 17.818 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 454 morreram e 17.277 são considerados curados ou seguem em recuperação domiciliar.

Há 112 internados, dos quais 87 estão confirmados para covid-19. Do total, 66 estão em leitos clínicos e 46 em UTI. As UTIs seguem em situação crítica, com a unidade do Haoc e os leitos extras completamente ocupados. Já na rede privada, a taxa de ocupação da UTI está em 90%. Nos hospitais locais, as Enfermarias estão com 78% de ocupação no Haoc e 61% no Santa Ignês.

VACINA SIM!

Acompanhe a evolução e os números de vacinados contra a covid até esta segunda-feira, 12 de abril, na região, conforme levantamento da Revista Regional:

– Indaiatuba: 26.364 receberam a primeira dose da vacina e 12.268, a segunda;

– Itu: 19.003 tiveram a primeira dose aplicada e 8.051, a segunda;

– Salto: 12.395 foram vacinados com a primeira dose e 4.888 com a segunda.

 

Foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?