Os óbitos foram registrados durante o final de semana prolongado; O governo de Salto, ao contrário das demais cidades, não divulgou boletim epidemiológico nessas datas; Itu e Indaiatuba atingem 10% da população vacinada com a primeira dose
O fim de semana prolongado teve mais mortes por covid em Itu e Indaiatuba. Foram 6 óbitos confirmados em Itu, até o sábado, 03, e outras 5 em Indaiatuba, de acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas Prefeituras. Salto, ao contrário das demais cidades, não fez levantamento de casos nesse período. A situação dos hospitais continua crítica.
Em Itu, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os 6 óbitos ocorreram entre sexta-feira, 02, e sábado, 03, em hospitais locais. Os pacientes, de ambos os sexos, tinham entre 58 e 102 anos. No período, foram diagnosticados mais 82 infectados e há 26 suspeitos à espera de resultados de testes. Com esse número, Itu soma 10.688 casos positivos de covid desde o começo da epidemia, com 238 mortos e 10.066 recuperados. Há 46 pacientes internados em leitos clínicos e 27 em UTI.
As UTIs do Hospital Municipal e do Hospital de Campanha estão lotadas. Já na Santa Casa, a ocupação da unidade intensiva é de 76%. Enfermarias estão com 50% de ocupação no Hospital Municipal e 93% no Hospital de Campanha.
Em Indaiatuba, foram confirmadas 5 mortes por covid entre sexta-feira, 02, e domingo, 04, segundo a Secretaria de Saúde local. Duas vítimas, um homem de 30 e uma mulher de 38, estavam internadas no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). Outro paciente masculino, de 54, estava hospitalizado no Santa Ignês. Os outros 2 óbitos ocorreram no Hospital de Artur Nogueira, sendo de 2 homens, de 63 e 65 anos.
No final de semana, foram registrados 236 novos casos positivos de covid e 163 suspeitos esperam resultados de exames. Desde o início da pandemia, 17.363 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 435 morreram e 16.828 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar. Há 128 internados, dos quais 100 estão confirmados para covid. Do total, 82 estão em leitos clínicos e 46 em UTI. A situação dos hospitais ainda é crítica em Indaiatuba, com a UTI da rede privada lotada; no Haoc, 96% ocupada; e os leitos extras contratados na Grande Campinas, com 75% de ocupação. Já as Enfermarias estão com 93% de uso no Haoc e 84% no Santa Ignês.
A Prefeitura de Salto, ao contrário das demais cidades, não divulgou boletim epidemiológico durante o feriado prolongado. Até a quinta-feira, a situação de Salto era grave, com suas UTIs lotadas e sem novas vagas para casos graves da doença.
VACINA SIM!
Acompanhe a evolução e os números de vacinados até este final de semana em Itu e Indaiatuba. As duas cidades atingiram 10% de suas populações com a primeira dose da vacina. Salto não divulgou novo boletim no final de semana.
– Indaiatuba: 26.287 pessoas com a primeira dose e 9.044 com a segunda;
– Itu: 17.493 receberam a primeira dose e 5.575, a segunda.
foto: BIRF