- Itu e Indaiatuba foram as cidades com novas mortes nesta quinta-feira, 1º de abril;
- Itu foi o primeiro município da região a iniciar a imunização dos idosos com 68 anos;
- Indaiatuba e Salto sem vagas de UTI
As UTIs dos hospitais públicos e privados estão lotadas na região, conforme boletins divulgados pelas Secretarias de Saúde de Salto, Itu e Indaiatuba nesta quinta-feira, 1º de abril. A Santa Casa de Itu é a única que ainda tem 24% de leitos disponíveis. A situação dos leitos clínicos também é crítica em todos os hospitais da região. Nesta quinta, foram registradas 2 mortes por covid em Itu e 1 em Indaiatuba.
Segundo a Secretaria de Saúde de Indaiatuba, o óbito ocorreu no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) e o paciente tinha 48 anos. Em 24 horas, a cidade confirmou mais 44 casos positivos e tem 207 suspeitos esperando resultados de exames. Desde o início da pandemia, 17.127 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 430 morreram e 16.605 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar. Há 117 internados, dos quais 92 estão confirmados para covid-19. Do total, 76 estão em leitos clínicos e 41 em UTI. No Haoc, que atende SUS; e no Santa Ignês, da rede privada; as UTIs estão completamente lotadas. O mesmo ocorre com os leitos extras de UTI contratados pela Prefeitura em hospitais da Grande Campinas. As Enfermarias também apresentam situação crítica, com 87% de ocupação no Haoc e 96% no Santa Ignês.
Em Itu, 2 mortes foram registradas neste 1º de abril. Os pacientes tinham 73 e 95 anos e estavam internados em hospitais locais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram diagnosticados mais 64 infectados e Itu totaliza 10.606 casos confirmados desde o começo da epidemia, com 232 mortos e 9.945 recuperados. Há 19 suspeitos aguardando resultados, 47 pacientes internados em leitos clínicos e 27 em UTI. As UTIs do Hospital Municipal e do Hospital de Campanha estão lotadas. Na Santa Casa, a taxa de ocupação está em 76%. Já os leitos clínicos estão 68% ocupados no Hospital Municipal e 95% no Hospital de Campanha.
Em Salto, segundo a Prefeitura, houve a confirmação de mais 48 infectados, mas o número de suspeitos testados e sem resultados continua alto: 1.253. O governo saltense culpa o laboratório em Sorocaba, que estaria com grande demanda de exames. É a única cidade da região a apresentar mais de 1 mil testes sem resultados.
Salto totaliza 6.572 contaminados desde o início do surto, sendo que 182 morreram e 6.306 se recuperaram. A Prefeitura não divulgou o número de pacientes positivos e suspeitos que estão internados, mas há, no total, 20 em UTI e 36 em leitos clínicos. As 2 UTIs de Salto, da rede pública e da rede privada, continuam lotadas. Já a Enfermaria do Hospital Municipal está praticamente cheia, com 94% de ocupação, e da Unimed, com 60%.
A Prefeitura de Salto vem sendo questionada há duas semanas pela reportagem, mas não informou sobre a fila de espera por vagas de UTI para pacientes com covid, nem sobre a possibilidade de reabertura de novos leitos, a exemplo do que fez Itu e Indaiatuba nos últimos dias.
VACINA SIM!
Revista Regional fez um levantamento das doses de vacinas contra a covid recebidas pelas cidades da região até o mês de março. O número de imunizantes recebidos por cada município e Estado brasileiro é proporcional ao seu total de habitantes.
Itu, segundo a Prefeitura, recebeu até março: 13.605 vacinas Coronavac para primeira dose e 6.670 para a segunda; e ainda 2.486 da AstraZeneca para primeira dose.
Salto informou que recebeu até o dia 31 de março 16.439 vacinas, entre primeira e segunda doses.
A Prefeitura de Indaiatuba, que tem maior população da região de abrangência da Revista Regional, anunciou que foram recebidas como primeira dose 28.192 vacinas e como segunda, 7.542.
Acompanhe a evolução e os números de vacinados até esta quarta-feira, 31 de março, na região:
– Indaiatuba: 24.562 pessoas com a primeira dose e 8.866 com a segunda;
– Itu: 16.788 receberam a primeira dose e 5.273 a segunda;
– Salto: 10.638 tiveram a primeira dose aplicada e 3.452, a segunda.
Itu foi a única cidade que antecipou a vacinação de idosos com 68 anos para a quinta-feira, 1º de abril. Indaiatuba convocou os cidadãos desta faixa etária para o sábado, dia 03. Salto informou à imprensa que também vacinará esses idosos a partir do dia 03.
foto: BIRF