Nilcelia Rando sempre foi apaixonada por semijoias e aos 19 anos começou a comprar peças de catálogos e fazer embalagens para revendê-las. De início foi apenas algo sem uma visibilidade financeira e, aos poucos, foi virando uma nova fonte de renda. Assim, despretensiosamente, nascia a Monções Semijoias, um dos maiores fabricantes do Brasil, com quatro lojas – Porto Feliz, São Paulo, Limeira e Rio de Janeiro.
“Comecei montando as peças em casa, de forma artesanal. Meu marido gostou da ideia e me ajudava soldando algumas. Fomos nos aprimorando e chegamos até aqui. Não tinha consciência de que nosso trabalho iria tão longe e que hoje geraríamos 150 empregos diretos e tantos outros indiretos”, conta.
A Monções Semijoias trabalha na fabricação de todos os tipos de peças, com banho de ouro, prata, ródio branco, ouro negro e rosê. Vende apenas no atacado e viu a procura pelas peças aumentar muito durante a pandemia. Como muitas pessoas perderam o emprego formal, revender semijoias foi a saída para muitas famílias. Segundo Nilcelia, receber novas empreendedoras fez com que ampliasse também o trabalho do marketing da empresa, que faz questão de orientá-las com informações como margem de lucro correta, qualidade das peças, relacionamento com as clientes e até mesmo entender o motivo pelo qual determinada semijoia que tem uma saída tão grande não foi bem recebida por alguma cliente.
“Prezamos não apenas a qualidade das joias, mas principalmente o relacionamento da nossa empreendedora e da cliente dela. Temos um pós-venda muito eficaz e rigoroso para manter o grau de excelência”, comenta.
Nilcelia ressalta que construiu uma marca para todos os perfis de mulheres e que as revendedoras encontram peças que agradam e cabem no bolso de mulheres de baixa renda, como também alto padrão. “Achamos importante dar essa possibilidade de compra de acordo com a realidade de cada empreendedora”, explica.
Atualmente, a Monções Semijoias vende para o Brasil e exporta para países como Chile, EUA, Equador e Holanda. O processo criativo das peças começa com um estudo de mercado e das tendências mundiais da moda, depois são desenvolvidos os desenhos pela equipe de designers e, assim que aprovados, entram em produção e montagem, passam pelo banho de ouro, prata, ródio branco, ouro negro ou rosê e só chegam à venda nos showrooms da marca após um criterioso teste de qualidade. Todas a peças têm garantia de dois anos, são banhadas com ouro 18 quilates ou prata, não contêm níquel e são antialérgicas.
Para Nilcelia, todo esse sucesso da Monções Semijoias se deve a todos que passaram pela empresa. “Foi o amor e a paixão pelas joias que me levou a esse mundo e com uma equipe muito comprometida hoje temos uma empresa próspera, familiar e sadia. Há alguns colaboradores que estão conosco há mais de 20 anos e isso é extremamente gratificante e especial”, conclui.
texto: Aline Queiroz
foto: Felipe Rubinatto