Pesquisar

>

Post: Região tem mais 6 mortes por covid; Salto, 11 suspeitas; Indaiatuba pode ficar sem ‘kit intubação’

Região tem mais 6 mortes por covid; Salto, 11 suspeitas; Indaiatuba pode ficar sem ‘kit intubação’

Novas mortes por covid na região

Foram registrados 4 óbitos em Itu e mais 2 em Indaiatuba, além de 11 suspeitos de covid em Salto; Sem vagas na rede hospitalar, Indaiatuba também corre risco de enfrentar um desabastecimento dos medicamentos para intubação de pacientes, por conta da alta de casos em todo o país; Veja a situação da pandemia na região

A região continua a registrar mortes diárias pela covid. Nesta segunda-feira, 22, foram confirmados 4 óbitos em Itu e 2 em Indaiatuba. Além disso, Salto tem 11 óbitos suspeitos de covid que aguardam laudo para confirmação. A situação dos hospitais continua crítica nessas cidades, com a rede de saúde pública e privada colapsada em Indaiatuba. Em nota, a Prefeitura comunicou que corre risco de desabastecimento dos medicamentos para intubação de pacientes, por conta da grande demanda de casos em todo o Brasil e da falta do chamado ‘kit intubação’.

Com o colapso do sistema hospitalar, porém sem decretar lockdown, como fizeram os prefeitos de outras cidades em situação semelhante, o governo de Indaiatuba divulgou uma nota à imprensa, após receber vários questionamentos. A Prefeitura afirma que o Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), o qual atende o SUS no município, está passando por uma alta demanda de pacientes com covid e que a taxa de ocupação chegou a 100% tanto de leitos de UTI como de Enfermaria, e que, nos últimos dias, ampliou as vagas clínicas de 48 para 60. Os leitos extras de UTI que o governo municipal contratou em hospitais de Artur Nogueira para transferir os doentes graves de covid também estão lotados. O mesmo ocorre na rede privada, no Hospital Santa Ignês.

A nota do governo indaiatubano revela ainda que o consumo de medicação para intubação de pacientes está muito elevado. “O Haoc tem recebido diariamente a medicação, mas em quantidade reduzida, com risco de desabastecimento. Atualmente, são consumidas 30 mil ampolas por mês, no mesmo período do ano passado eram cerca de 7 mil”, diz o comunicado. Referente ao oxigênio, segundo a Prefeitura, a situação é estável, já que o Haoc, informa a administração, é dotado de uma usina própria que produz aproximadamente 70% do que é consumido, o restante é entregue por fornecedor.

Sobre a fila para espera de vagas, a Prefeitura de Indaiatuba informou que os pacientes que evoluem para condição de tratamento intensivo, ou chegam neste quadro clínico no Haoc, são atendidos com todo protocolo de UTI, mas em salas emergenciais. Eles também são cadastrados na CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) do Estado de São Paulo, que cuida das vagas em todos os hospitais paulistas, para aguardar transferência. Na noite de segunda, 22, havia 1 paciente nesta situação, no entanto essa demanda sofre oscilações diárias.

NOVAS MORTES

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informou que nesta segunda, 22 de março, houve o registro de mais 2 óbitos com diagnóstico positivo para covid-19. Ambos ocorreram no Haoc: um homem de 87 anos e uma mulher, de 85. Também foram diagnosticados mais 40 casos positivos de covid e há 882 suspeitos aguardando resultados de testes. Desde o início da pandemia, 16.242 pessoas contraíram a doença no município, com 396 mortes e 15.767 considerados curados ou ainda em recuperação domiciliar. Há 118 internados, dos quais 79 estão confirmados para covid-19. Do total, 77 estão em leitos clínicos e 41 em UTI.

Itu confirmou mais 4 mortes por covid, sendo pacientes de ambos os sexos com idades entre 38 e 88 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 156 novos infectados e totaliza agora 9.843 casos positivos desde o começo da epidemia, com 206 óbitos e 9.205 recuperados. Há 30 suspeitos aguardando resultados de exames, 44 pacientes internados em leitos clínicos e 29 em UTI. A situação das UTIs também é crítica, com 100% de ocupação no Hospital Municipal e no Hospital de Campanha, e 88% na Santa Casa. Já as Enfermarias estão com 62% no Hospital Municipal, 94% no Hospital de Campanha e vazia na Santa Casa.

Salto tem 11 óbitos suspeitos de covid que aguardam laudo para confirmação da infecção. Segundo novo boletim divulgado pela Prefeitura na segunda-feira, 22, foram registrados 42 novos casos positivos e há 1.478 suspeitos à espera de resultados de testes. A cidade soma 6.296 infectados desde o início do surto, com 152 mortos e 6.107 recuperados. Há 36 pacientes positivos para covid internados, sendo 13 em UTI. Entre os suspeitos, 5 estão internados, 2 em UTI e 639 em isolamento domiciliar. A UTI do Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, único da rede pública na cidade, continua lotada. Já a Enfermaria está com 83% de ocupação. Não há informação sobre a taxa de ocupação da rede privada. A Prefeitura foi questionada novamente pela Revista Regional, mas não informou sobre a fila de espera por vagas de UTI.

 

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?