Pesquisar

>

Post: URGENTE: Estado prevê colapso e aumenta restrições em ‘fase emergencial’

URGENTE: Estado prevê colapso e aumenta restrições em ‘fase emergencial’

  • No momento mais grave da pandemia, o governador João Doria anunciou restrições mais rígidas em todo o Estado para tentar frear a disseminação do coronavírus e impedir um colapso do sistema de saúde;
  • Há hospitais, inclusive na região, sem vagas em leitos clínicos e UTIs;
  • Doria ressaltou que só aumentar o número de leitos de UTI não é o bastante para evitar um colapso, pois não há profissionais de saúde em quantidade suficiente para operá-los

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 11 de março, restrições mais severas para conter o avanço do coronavírus no Estado. A chamada fase emergencial começará no dia 15 e seguirá até 30 de março.

Antes da entrevista, em vídeo divulgado no Twitter, e divulgado pela assessoria do governador, Doria afirmou que este é o momento mais crítico da pandemia e que vai aumentar o rigor no distanciamento social para diminuir a circulação do vírus. “Não é fácil tomar essa decisão, uma decisão impopular, difícil, dura, nenhum governante gosta de parar. Neste momento só temos o isolamento como alternativa para reduzir a marcha do vírus”, declarou Doria. “O Brasil está colapsando, e se nós não frearmos o vírus, não será diferente aqui em São Paulo”, afirmou.

O governador anunciou uma nova fase do Plano São Paulo, mais rigorosa, com restrições inclusive para o funcionamento de serviços essenciais, como supermercados, farmácias e postos de combustível, que terão horário reduzido. Estão proibidos os serviços de retirada (take-away), o atendimento presencial em lojas de materiais de construção, cultos religiosos e atividades esportivas coletivas. Parques e praias estarão fechados. Drive-thru poderá atender apenas das 5h às 20h, mas delivery está liberado em qualquer horário. Home-office será obrigatório em órgãos públicos não-essenciais e escritórios. Haverá toque de recolher diariamente das 20h às 5h, com fiscalização policial. A proibição de igrejas e futebol já havia sido recomendada ao governo pelo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, na terça-feira, 09.
Desde 03 de março, todo o Estado está na fase vermelha, até então a mais rígida, que permite apenas o funcionamento dos serviços essenciais, embora ela não esteja sendo cumprida em diversas cidades.

SEM PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Doria ressaltou que somente aumentar o número de leitos de UTI não é o bastante para evitar um colapso na saúde paulista, pois não há profissionais de saúde em quantidade suficiente para operá-los. “Estamos tentando equilibrar essa equação da economia com a saúde. Mas temos que entrar numa nova etapa do Plano São Paulo. Ela é mais restritiva, eu reconheço”, afirmou. “Como governador de São Paulo vou cumprir o meu dever, a minha obrigação, e honrar o cargo que ocupo, mesmo que isso custe a minha popularidade”.

Em todo o Estado, 32 municípios já colapsaram o serviço de saúde. No dia 09, São Paulo registrou o recorde de mortes pela covid em um único dia, desde o começo da pandemia. Foram 517 óbitos, segundo dados oficiais, e 16.058 novos casos. A ocupação dos leitos de enfermaria e de UTI também está em níveis recordes. Na região, Indaiatuba está com 100% de ocupação nos leitos clínicos da rede pública e mais de 90% na UTI, além de 100% na rede privada. Salto também está sem vagas de UTI no SUS. Em Itu, a situação é crítica nas três unidades intensivas, com lotação no Hospital Municipal.

“A cada 2 minutos existem 3 admissões em nossos hospitais, em UTI ou enfermaria”, disse o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn. Até a última atualização, de quarta-feira, 10, São Paulo somava 2.149.561 de casos de covid, desde o começo da pandemia. São 62.570 mortes pela doença. No Brasil, quarta-feira foi o dia mais letal até agora, com 2.349 óbitos. O país virou epicentro mundial e está na contramão do planeta, sem vacinas e sem união nacional.

 

foto: Governo de SP

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?