>

Post: Novas mortes por covid e UTIs lotadas em Itu, Salto e Indaiatuba; Estado alerta para colapso

Novas mortes por covid e UTIs lotadas em Itu, Salto e Indaiatuba; Estado alerta para colapso

  • Previsão da falta de vagas nas UTIs foi feita pelo governo do Estado, caso o aumento dos casos de covid e internações persista nos próximos dias;
  • Em Indaiatuba, há mais de uma semana, a situação das UTIs é crítica;
  • Salto e Itu também estão com UTIs lotadas novamente;
  • Região teve novos óbitos confirmados por covid: 2 em Salto, 1 em Itu e outro em Indaiatuba;
  • Veja atualização da pandemia na região e o número de vacinados
Novas mortes e UTIs-Covid lotadas na região

 

O coordenador do Centro de Contingência contra o Coronavírus, órgão do governo do Estado, Paulo Menezes, fez uma previsão alarmista para as próximas semanas. Segundo ele, existe a possibilidade de esgotar as vagas de UTI para covid em todo o Estado dentro de três semanas, caso persista o grande número de casos diários e internações registrados nos municípios paulistas, incluindo a região.

Menezes destaca que houve aumento significativo no número de internações em São Paulo nas últimas semanas, principalmente em relação a pacientes graves com covid-19. Até o início da tarde de quarta-feira, 24, havia 6.657 pacientes internados em leitos intensivos, recorde negativo desde o início da pandemia. “Se nós olhamos para o futuro, nós temos uma previsão bastante preocupante que é poder esgotar os recursos de leitos de UTI em aproximadamente três semanas”, declarou. Ele apontou duas possibilidades para o recrudescimento da pandemia: o grande número de aglomerações e festas clandestinas desde o final de dezembro e a circulação de novas variantes do coronavírus.

O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, reforçou a preocupação dos especialistas do Centro de Contingência: “Não adianta nós só ampliarmos leitos e distribuirmos respiradores. Se as medidas restritivas não forem feitas, teremos impacto na saúde em 22 dias”, alertou.

Para tentar reduzir o contágio, a partir desta sexta-feira, 26, haverá restrição de circulação em todas as cidades paulistas no período das 23h às 5h. O Estado não descarta lockdown, caso os índices piorem ainda mais nos próximos dias. Araraquara é uma das cidades do Interior que já decretaram lockdown, seguindo medidas adotadas em países de primeiro mundo, como Inglaterra, Itália e França.

NA REGIÃO

Na região, as UTIs de Itu, Salto e Indaiatuba também têm enfrentado situação delicada nos últimos dias, com várias unidades completamente lotadas. Nesta quarta-feira, houve novas mortes por covid em toda a região.

Indaiatuba confirmou mais um óbito com diagnóstico para coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde local, a morte ocorreu no Hospital Santa Ignês e o paciente, de 33 anos, não tinha qualquer tipo de doença pré-existente. Números recentes de óbitos mostram vítimas de covid-19 com menos de 65 anos, algumas sem comorbidades.

Nesta quarta, 24, foram diagnosticados 32 novos infectados. Desde o início da pandemia, 14.725 pessoas contraíram a doença em Indaiatuba. Dessas, 351 morreram e 14.336 são consideradas curadas ou estão em recuperação domiciliar. O número de suspeitos testados à espera de resultados, que estão atrasados, segue alto: 1.589.

Indaiatuba tem 69 internados, dos quais 38 estão confirmados para covid-19. Do total, 33 estão em leitos clínicos e 36 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Continua crítica a situação das UTIs de Indaiatuba, com todos os leitos extras contratados pela Prefeitura em Campinas ocupados, assim como os da rede privada na cidade. Já no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), a ocupação está em 91%. Campinas, em situação semelhante, decretou fase vermelha no período noturno. O governo de Indaiatuba informou que seguirá o decreto estadual de restrição de circulação, sem adotar qualquer medida extra, como as decretadas por outros municípios do Estado que estão sem leitos de UTI.

Salto, segundo a Prefeitura, registrou mais 2 óbitos por covid nesta quarta-feira, 24: 2 homens, um de 55 e outro de 66 anos. Foram diagnosticados 29 novos infectados, mas o número de suspeitos testados e sem resultados é alto: 744. A cidade soma agora 5.669 contaminados desde o início do surto, sendo que 126 pacientes morreram e 5.530 se recuperaram. Há 12 pacientes positivos para covid internados, sendo 3 em UTI e mais 1 em isolamento domiciliar. Entre os suspeitos, 22 estão internados, 3 em UTI e 247 em isolamento domiciliar. A UTI da rede pública, no Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, voltou a ficar lotada nesta quarta-feira. Não há informação sobre a taxa de ocupação da rede privada.

Em Itu, também houve nova morte pela doença: o paciente tinha 83 anos e estava internado em hospital local. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram diagnosticados 92 novos casos nesta quarta-feira, 24. Desde que começou a pandemia, Itu soma 8.267 casos confirmados, 169 mortes e 7.785 recuperados. Há 113 suspeitos aguardando resultados, 37 pacientes internados em leito clínico e 18 em UTI. A UTI do Hospital Municipal voltou a ficar lotada. Já no Hospital de Campanha, a taxa de ocupação está em 30% e na Santa Casa, em 70%.

VACINA SIM!

A vacinação segue lenta na região, como no restante do Brasil. Conforme os boletins divulgados pelas Prefeituras, até quarta-feira, 24, Indaiatuba vacinou 8.553 pessoas com a primeira dose, e 2.446 com a segunda; Itu, 6.077 receberam a primeira dose e 1.521, a segunda; e Salto manteve 3.869 doses aplicadas.

 

foto: BIRF

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?