Itu abre exposição de ‘Arte Sacra’

  • Mostra realizada pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo traz 78 réplicas exatas dos originais para shopping da cidade

Réplicas de obras de Aleijadinho fazem parte da mostra em Itu

A exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir” foi oficialmente inaugurada no sábado, 20, em espaço cultural no Plaza Shopping. O evento contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola, do diretor Executivo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, José Carlos Reis Marçal de Barros, da museóloga do Museu de Arte Sacra, Beatriz Augusta Corrêa Cruz, do presidente do Conselho Consultivo do Museu, Ary Casagrande Filho, do Conselheiro do Museu de Arte Sacra, Renato Whitaker, da secretária da Cultura de Itu, Maitê Velho, do secretário de Turismo de Itu, Vinícius Salton e demais convidados.

Durante a abertura, um ator representou o escultor Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, cujas peças estão expostas em réplica no local. A mostra, com curadoria de Mari Marino, conta com 78 obras em ABS. A técnica utilizada na execução das peças, processo de última geração, é baseado em impressão 3Dcom policromia executada pela Oficina da Memória.

O diretor executivo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, José Carlos Reis Marçal de Barros, comentou, na ocasião, sobre a importância de Itu na conservação de obras no estilo barroco e rococó, principalmente em suas igrejas centenárias. “Não é à toa que a cidade foi escolhida para abrigar uma extensão do Museu de Arte Sacra de São Paulo, contando com parte do acervo inédito da instituição. O Espaço Almeida Júnior sediará também dois museus municipais: Mahmi (Museu e Arquivo Histórico Municipal Synésio de Sampaio Góes) e o Museu de Música Sacra e Arte Religiosa Padre Jesuíno do Monte Carmelo. Esta exposição no Plaza Shopping é apenas o início de um grande projeto”, destacou Marçal.

A exposição, pensada para todos os públicos, tem alto grau de acessibilidade, possibilitando aos visitantes tocar e conhecer obras de iconografia sacra. Dentre elas, obras de Aleijadinho, Frei Agostinho da Piedade, Benedito Calixto, Anita Malfatti, entre outros nomes da cultura artística brasileira.

Prefeito, autoridades e convidados na abertura da mostra

“Estamos muito ansiosos pela vinda da extensão do Museu de Arte Sacra de São Paulo ao Espaço Almeida Júnior, antiga Biblioteca Municipal. Além da recuperação do prédio histórico, esta vinda irá ativar mais uma frente turística, potencializando o desenvolvimento econômico de nosso município”, comentou o prefeito Guilherme Gazzola durante o evento.

A exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir” ficará aberta ao público até o dia 24 de abril, durante o horário de funcionamento do Plaza Shopping Itu e tem entrada franca.

 

foto: Lilian Sartorio/Prefeitura de Itu