- Itu e Salto por pertencerem à região de Sorocaba continuarão na fase laranja;
- Áreas da Grande SP, Baixada Santista e Campinas vão para etapa amarela, que permite bares até as 20h, além de restaurantes;
- Estado vê melhoria, mas UTIs de Indaiatuba estão em situação crítica com 96% de ocupação no Haoc, conforme boletim de quinta, dia 04
O governador João Doria anunciou nesta sexta-feira, 05, que dez regiões do Estado avançam de fase na nova reclassificação do Plano São Paulo. Ele alegou melhora nos índices de controle da pandemia nas regiões da Grande São Paulo, Campinas, Araçatuba, Baixada Santista, Presidente Prudente e Registro.
Indaiatuba, que pertence à Região Metropolitana de Campinas, avança para a fase amarela. Porém, conforme último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura na quinta-feira, 04, as UTIs da cidade estão em situação crítica, sem vagas na rede privada e com 96% de ocupação no Haoc, além de 80% nos leitos extras contratados pela Prefeitura em Campinas.
Já Itu e Salto, que estão na área de Sorocaba, permanecem na fase laranja, após terem ficado uma semana na fase vermelha. “Recomendamos a prefeitos e prefeitas que tenham cuidado e zelo e sigam a orientação do Estado. Prefeitos responsáveis salvam vidas”, afirmou Doria durante a entrevista coletiva desta sexta-feira.
A fase amarela, em que estará Indaiatuba e Campinas, permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shopping centers, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, no entanto, as portas fecham mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.
Já na etapa laranja, de Itu, Salto e Sorocaba, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.
Atualmente, a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h em todos os 645 municípios. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.
Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor. Prefeituras que se recusam a seguir as normas estabelecidas pelo governo do Estado ficam sujeitas a sanções judiciais.
foto: Divulgação