Pesquisar

>

Post: Itu tem mais 7 mortes por covid e UTI lotada; Viracopos recebe insumos para vacina

Itu tem mais 7 mortes por covid e UTI lotada; Viracopos recebe insumos para vacina

Carga de insumos vinda da China é recebida em Viracopos
  • Em novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, Itu soma mais 7 óbitos por covid e continua com a UTI do Hospital Municipal lotada;
  • Em Indaiatuba, rede privada também não tem vagas na UTI;
  • Viracopos recebeu na noite desta quarta-feira os insumos para a fabricação da vacina no Butantan;
  • Veja a atualização da pandemia na região

Em novo boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Itu nesta quarta-feira, 03 de fevereiro, foram registrados mais 7 óbitos por covid na cidade no período de sexta, 29, a terça-feira, 02. Os pacientes estavam todos internados em hospitais locais, sendo 1 mulher de 85 anos e 6 homens, entre 52 e 88 anos.

No período, foram confirmados ainda 101 infectados. Com isso, a cidade soma 7.304 casos confirmados desde o começo da pandemia, sendo que 159 morreram e 6.906 se recuperaram. Há 181 suspeitos aguardando resultados de exames, 26 pacientes internados em leito clínico e 18 em UTI. No Hospital Municipal, a UTI continua lotada; já no Hospital de Campanha, a ocupação está em 30%.

Salto, na quarta-feira, 03, confirmou 14 casos positivos, mas possui 810 suspeitos aguardando resultados de exames, maior taxa de espera desde o começo da pandemia. A demora, segundo a Prefeitura, tem sido pela alta demanda de testes no Instituto Adolfo Lutz de Sorocaba. Há 2 óbitos suspeitos de covid aguardando laudo.

Com os novos casos, Salto totaliza 5.271 contaminados desde o início do surto na cidade, sendo que 104 pacientes morreram e 5.152 se recuperaram. Há 15 pacientes positivos para covid internados, sendo 7 em UTI. Entre os casos suspeitos, 6 estão internados, 2 em UTI. A taxa de ocupação da UTI da rede pública está em 83%, segundo informação da Prefeitura.

Indaiatuba, de acordo com a Secretaria de Saúde, registrou mais 22 casos da doença nesta quarta, 03, porém possui 1.366 suspeitos esperando resultado de exames. Desde o início da pandemia, 13.721 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 322 morreram e 13.341 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar.

Há 79 internados, dos quais 58 estão confirmados para covid-19. Do total, 44 estão em leitos clínicos e 35 em UTI. Na rede privada, a UTI continua lotada. Já a taxa de ocupação na UTI do Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) é de 92% e nos leitos extras de Campinas, 60%.

VIRACOPOS RECEBE INSUMOS PARA VACINA

O governo de São Paulo recebeu na noite desta quarta-feira, 03, o quarto lote de insumos para a produção da vacina do Instituto Butantan contra o coronavírus. A maior carga remetida da China para o Brasil até agora vai permitir a produção de mais 8,6 milhões de doses do imunizante na capital paulista.

“Quanto mais rápido vacinarmos, mais rápido sairemos da crise, mais rápido a economia retoma. E voltaremos a ter felicidade e alegria, a possibilidade de reencontrar nossos amigos, nossos familiares e participarmos de atividades que hoje não podemos fazer, porque temos que nos proteger, com a máscara, o álcool em gel, o distanciamento, evitando aglomerações”, afirmou o governador João Doria, que foi ao aeroporto de Viracopos, entre Indaiatuba e Campinas, acompanhar o desembarque dos insumos.

O lote com 5,4 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) foi enviado pela biofarmacêutica Sinovac, com sede em Pequim e parceira internacional do Butantan no desenvolvimento da vacina. Em São Paulo, as 8,6 milhões de doses serão envasadas, embaladas e rotuladas para integração ao PNI (Plano Nacional de Imunizações). Elas começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde no próximo dia 23.

Para a próxima semana, está prevista nova remessa de 5,6 mil litros de matéria-prima para a produção de cerca de 8,7 milhões de doses. Com isso, as vacinas prontas e insumos adquiridos pelo Butantan irão corresponder a mais de 27 milhões de doses para imunizar a população brasileira.

Além disso, já existe outro pedido do Butantan à Sinovac para mais uma carga de 8 mil litros de IFA, o que permitirá acelerar ainda mais a produção local de novas vacinas. Em janeiro, o Butantan entregou 8,7 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde, com 6 milhões no dia 17, outras 900 mil no dia 22 e mais 1,8 milhão no dia 29.

foto: Governo do Estado

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?