Pesquisar

>

Post: Região vacinou 8.041 contra a covid; Cidades têm novas mortes

Região vacinou 8.041 contra a covid; Cidades têm novas mortes

  • Na vacinação, Indaiatuba está na frente: 3.562 pessoas receberam a 1ª dose; 3.115 em Itu e 1.364 em Salto;
  • OAB cobra regras para vacinação em Itu;
  • Indaiatuba tem mais 2 mortes por covid e Itu, 1;
  • Salto tem 5 óbitos suspeitos da doença;
  • Há UTIs lotadas novamente na região;
  • Veja a atualização da pandemia na região
Mais mortes e casos de covid em toda a região

A partir desta semana, a Revista Regional divulgará os números de vacinados em cada cidade de sua área de cobertura. Será uma forma de dar transparência à situação da vacinação e incentivar a campanha em toda a região, único meio de dar fim à pandemia de covid-19 nos próximos meses ou ano.

Até a sexta-feira, dia 29, 8.041 pessoas foram vacinadas em Indaiatuba, Salto e Itu. Por enquanto, Indaiatuba está na frente com 3.562 vacinados. Segundo a Prefeitura, primeiro foram priorizados os profissionais que atuam exclusivamente na linha de frente da pandemia, ou seja, em emergências e UTIs da cidade.

Depois disso, estão sendo vacinados os demais profissionais que atuam na rede hospitalar. Porém, só são imunizados os cidadãos cadastrados no site da Prefeitura. Após esse cadastro feito, é gerado um QR Code, que deve ser scaneado no momento da aplicação da vacina, comprovando a identidade de cada vacinado, garantindo o acompanhamento para a segunda dose, posteriormente.

Em Itu, a Secretaria de Saúde informou que recebeu 1.840 doses da vacina CoronaVac e 1.410 da vacina da Fiocruz/Oxford/AstraZeneca, todas relativas à primeira dose. A totalidade de vacinas da CoronaVac já foi aplicada, bem como 90,5% das doses da vacina da Fiocruz, correspondendo a um total de 3.115 vacinados. De acordo com a Prefeitura, a vacinação em Itu priorizou os profissionais de saúde da linha de frente no combate ao coronavírus nas redes pública e privada, idosos em instituições de longa permanência e colaboradores, além de pessoas com comorbidades em instituições de longa permanência. Na quinta-feira, 28, também foram imunizados 500 profissionais de saúde – tanto da rede pública quanto privada – em unidades básicas de saúde específicas.

Já em Salto, foram vacinadas 1.364 pessoas até sexta, 29. A Secretaria de Saúde do município, via assessoria de imprensa, informou que estão sendo vacinados todos os profissionais da área de saúde, de diferentes setores, que estão atualmente trabalhando na rede hospitalar, tendo contato com o público atendido. “Médicos, enfermeiros, profissionais da faxina e do administrativo, por exemplo”, ressaltou a assessoria. Na semana passada houve questionamento após jovens de setores administrativos dos hospitais postarem fotos nas redes sociais sendo vacinados.

A preocupação do descumprimento das regras para os grupos prioritários acendeu alerta também em Itu, levando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da cidade a divulgar uma carta aberta sobre os critérios para vacinação. Nela, a entidade se diz preocupada com relação ao critério e a metodologia aplicada no início da operacionalização do programa de imunização contra a covid.

“Com a devida vênia e sem acarrear qualquer juízo de valor, o que ficou evidente nesse início de campanha de vacinação, além da gritante escassez, foi a quantidade de jovens vacinados, retratados em inúmeras postagens em redes sociais, que, apesar de pertencerem ao rol dos profissionais de saúde, boa parte, não atua em atendimento presencial, muito menos com pacientes contaminados ou sob tratamento da doença combatida. Alguns, inclusive, sequer exercem a atividade profissional que lhes conferem a prioridade. Diante da escassez, não se pode ignorar que a vacinação deve observar a faixa etária, seja qual for a indicação profissional, social ou fisiológica de prioridade”. Na carta, a OAB-Itu ainda sugere uma classificação de prioridades desses profissionais. Questionada, a Prefeitura de Itu informou que a Secretaria Municipal de Saúde segue à risca as orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI).

NÚMEROS DA PANDEMIA

Mais 2 mortes por covid foram registradas em Indaiatuba na sexta-feira, 29. Elas ocorreram no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo): uma paciente de 75 anos e um homem de 82. Desde o início da pandemia, 13.630 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 322 morreram e 13.258 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar. Há 1.561 casos suspeitos aguardando resultados.

Há 64 internados, dos quais 50 estão confirmados para covid-19. Do total, 32 estão em leitos clínicos e 32 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Na rede privada, a UTI voltou a ficar lotada no Santa Ignês. Já a taxa de ocupação dos leitos da rede pública está em 83% no Haoc e 17% nos leitos extras de Campinas.

Itu também teve uma morte confirmada na sexta, 29. O paciente tinha 66 anos e estava internado em hospital local. A Secretaria Municipal de Saúde informa que Itu conta com 7.203 casos confirmados desde o começo da epidemia, 152 mortos e 6.766 recuperados. Há 190 suspeitos aguardando resultados de testes, 19 pacientes internados em leito clínico e 22 em UTI. A UTI do Hospital Municipal voltou a ficar lotada, já a do Hospital de Campanha está com 70% de ocupação.

Salto não teve mortes confirmadas e diagnosticou mais 42 casos positivos na sexta, 29, totalizando agora 5.168 contaminados desde o início do surto na cidade, sendo que 102 pacientes morreram e 5.050 se recuperaram.

Há 16 pacientes positivos para covid internados, sendo 6 em UTI. A cidade possui um alto número de pacientes suspeitos sem resultado de exames. São 798. Essa alta na falta de diagnóstico vem desde o início do ano. Segundo a Prefeitura, isso se deve à alta demanda de exames na região, já que todos são enviados ao Instituto Adolfo Lutz, referência para covid em Sorocaba. Destes suspeitos, há 10 internados.

Cinco suspeitos de contaminação morreram e agora as famílias aguardam confirmação do exame para saber se eles tinham covid-19. A taxa de ocupação da UTI da rede pública está em 50%, segundo informação da Prefeitura.

 

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?