Pesquisar

>

Post: PANDEMIA: Região ultrapassa 25 mil casos de covid

PANDEMIA: Região ultrapassa 25 mil casos de covid

  • Somadas, Itu, Salto e Indaiatuba atingiram nesta quinta-feira, 28 de janeiro, a marca dos 25 mil casos positivos de covid, conforme índices oficiais de pessoas testadas, porém número real pode ser maior, por conta de assintomáticos e demais pacientes que não fizeram exames ao longo dos últimos meses;
  • O número de óbitos na região chegou a 573;
  • Justiça barra volta às aulas em todo o Estado de São Paulo; Governo recorre e reverte decisão;
  • Em Indaiatuba, Prefeitura ignora fase vermelha no feriado e libera comércio;
  • Salto e Indaiatuba têm número alto de suspeitos ainda esperando resultados de exames;
  • Indaiatuba tem mais uma morte confirmada;
  • Salto investiga 3 óbitos suspeitos de covid;
  • OAB cobra regras de vacinação em Itu;
  • Veja atualização completa da pandemia em toda a região

Somadas, Itu, Salto e Indaiatuba, cidades da área de cobertura da Revista Regional, atingiram, nesta quinta-feira, 28 de janeiro, a marca dos 25 mil casos positivos de covid, conforme os índices oficiais com base em pessoas testadas, porém o número real pode ser maior, por conta de assintomáticos e demais pacientes que não fizeram exames ao longo dos últimos meses.

Esses números correspondem aos boletins epidemiológicos oficiais divulgados pelas Secretarias de Saúde de cada cidade. Desde o início da pandemia, em março de 2020, as Prefeituras são obrigadas a divulgar a atualização da epidemia, dados esses enviados à Secretaria de Estado e, posteriormente, ao Ministério da Saúde, para acompanhamento dos doentes e do contágio em cada localidade.

Região ultrapassa marca de 25 mil casos de covid

O total somado de Itu, Salto e Indaiatuba até quinta-feira, 28, é de 25.759 casos positivos de covid diagnosticados desde março passado. O número oficial corresponde a cerca de 5% de toda a população regional. O maior índice é em Indaiatuba: 13.479 contaminados, ante 7.154 em Itu e 5.126 em Salto. Já os mortos pela covid chegam a 573, sendo 320 em Indaiatuba, 151 em Itu e 102 em Salto. Para especialistas, o número real de infectados em todas as cidades pode ser maior por conta dos assintomáticos que não foram testados ao longo dos últimos meses. Em cálculo divulgado por epidemiologistas em 2020, esse número real pode ser até 7 vezes maior do que o registrado oficialmente.

Abaixo, você confere a atualização da pandemia na região, de acordo com os boletins enviados pelas Prefeituras à Revista Regional nesta quinta, 28 de janeiro.

INDAIATUBA

Indaiatuba registrou mais 1 óbito com exame positivo para coronavírus. A paciente tinha 69 anos e estava internada no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). Também foram registrados 132 casos positivos em 24 horas. Desde o início da pandemia, 13.479 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 320 morreram e 13.114 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar. Há 1.612 suspeitos que ainda aguardam resultados de exames, número alto se comparado às demais cidades da região. A Prefeitura diz que é por conta da alta demanda de testes e que a espera tem sido de até 15 dias. Essa alta em suspeitos sem resultados dos exames vem se arrastando desde o final de 2020, sem agilização por parte do governo.

Em Indaiatuba, há 69 internados, dos quais 45 estão confirmados para covid-19. Do total, 39 estão em leitos clínicos e 30 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos de UTI é a seguinte: 75% no Haoc, 80% no Santa Ignês e 33% nos leitos extras em Campinas.

ITU

Itu não confirmou novas mortes e diagnosticou 72 novos casos na quinta-feira, 28. Com isso, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade totaliza 7.154 contaminados desde o início da pandemia, sendo que 151 morreram e 6.716 se recuperaram. Há 214 suspeitos que esperam resultados de testes, 27 pacientes internados em leito clínico e 23 em UTI.  A taxa de ocupação das UTIs está alta em 87,5% no Hospital Municipal e 80% no Hospital de Campanha.

SALTO

Salto não teve mortes confirmadas e diagnosticou mais 65 casos positivos entre quarta e quinta-feira, totalizando agora 5.126 contaminados desde o início do surto na cidade, sendo que 102 pacientes morreram e 5.007 se recuperaram.

Há 16 pacientes positivos para covid internados, sendo 6 em UTI. A cidade possui um alto número de pacientes suspeitos sem resultado de exames. São 710. Essa alta na falta de diagnóstico vem desde o início do ano. Destes suspeitos, há 11 internados, sendo 1 em UTI. Três suspeitos de contaminação morreram e agora as famílias aguardam confirmação do exame para saber se eles tinham covid-19. A taxa de ocupação da UTI da rede pública está em 67%, conforme boletim divulgado pela Prefeitura saltense.

MUDANÇA NOS BOLETINS

Desde o início da pandemia, como ação de utilidade pública, para informar a população da região sobre as ações de combate à covid-19, assim como atualizar os números de cada cidade, além de combater a desinformação gerada por boatos e fake news nas redes sociais locais, a Revista Regional vem publicando diariamente boletins e reportagens relacionadas ao tema em suas plataformas digitais, como site e seu app exclusivo no celular, este com mais de 5 mil usuários.

A partir desta sexta-feira, 29, por conta dos constantes atrasos nas divulgações diárias dos números da pandemia pela nova administração de Salto, a Regional mudou a divulgação da atualização da soma dos dados das três cidades de sua área de cobertura. Ela será feita agora sempre de manhã, com os números atuais e completos de Itu, Salto e Indaiatuba.

“SEM FURA FILA”

Além disso, a Regional cobrará semanalmente dos governos locais a atualização do número de vacinados em cada cidade. Será uma forma de dar transparência à situação da vacinação, único meio de dar fim à pandemia de covid-19 nos próximos meses ou ano. Também fiscalizará o cumprimento da vacinação nos grupos prioritários, conforme regras do Ministério da Saúde, sem a possibilidade de “fura fila”.

A preocupação do descumprimento das regras para os grupos prioritários acendeu alerta em Itu e Salto. No início da semana, profissionais da rede hospitalar de Salto que não atuam em emergências e UTIs estavam sendo vacinados. Muitos publicaram fotos nas redes sociais, inclusive jovens da área administrativa. Questionada pela Regional, a Secretaria de Saúde do município, via assessoria de imprensa, informou que podem ser vacinados todos os profissionais, de diferentes áreas, que estão atualmente trabalhando no hospital, dentro da rotina hospitalar, tendo contato com o público atendido. “Médicos, enfermeiros, profissionais da faxina e do administrativo, por exemplo”, ressaltou a assessoria.

Em Itu, ocorreu a mesma situação, o que acendeu um alerta na sociedade, levando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da cidade a divulgar uma carta aberta sobre os critérios para vacinação em Itu. Nela, a entidade se diz preocupada com relação ao critério e a metodologia aplicada no início da operacionalização do programa de imunização contra a covid.

“Com a devida vênia e sem acarrear qualquer juízo de valor, o que ficou evidente nesse início de campanha de vacinação, além da gritante escassez, foi a quantidade de jovens vacinados, retratados em inúmeras postagens em redes sociais, que, apesar de pertencerem ao rol dos profissionais de saúde, boa parte, não atua em atendimento presencial, muito menos com pacientes contaminados ou sob tratamento da doença combatida. Alguns, inclusive, sequer exercem a atividade profissional que lhes conferem a prioridade. Diante da escassez, não se pode ignorar que a vacinação deve observar a faixa etária, seja qual for a indicação profissional, social ou fisiológica de prioridade”. Na carta, a OAB-Itu ainda sugere uma classificação de prioridades desses profissionais. Questionada, a Prefeitura de Itu informou que a Secretaria Municipal de Saúde segue à risca as orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI).

FERIADO EM INDAIATUBA

Mesmo estando em fase laranja, o que, segundo decreto estadual, a obriga a ingressar na fase vermelha no período noturno e nos finais de semana e feriados, a Prefeitura de Indaiatuba vai autorizar a abertura do comércio no feriado municipal de terça-feira, dia 02. Na quinta-feira, a administração indaiatubana informou que deu nova redação à Portaria nº 62 que trata sobre as restrições de funcionamento do comércio de acordo com o Plano São Paulo. O novo texto define como fase laranja, e não vermelha, o dia 02 de fevereiro, feriado municipal. A nova orientação está na Portaria nº 76, publicada na Imprensa Oficial do Município de quinta-feira, 28.

Na fase laranja todos os setores de comércio e serviços, incluindo academias, salões de beleza e restaurantes, e atividades culturais, como cinemas e teatros são permitidos com capacidade de ocupação de até 40% do público máximo do estabelecimento. O funcionamento é autorizado por até oito horas diárias com atendimento presencial até as 20h. O consumo local em bares está proibido. O funcionamento de buffet infantil não é recomendado pela Vigilância Sanitária.

Já a fase vermelha, segundo a Prefeitura de Indaiatuba, continua aos finais de semana e permite o funcionamento normal em setores essenciais como farmácias, mercados, lojas de conveniência, postos de combustíveis e hotelaria. Permanece autorizado o atendimento através de serviços online e entregas por telefone ou aplicativos, delivery ou drive thru.

Salto e Itu estão na fase vermelha durante todos os dias da semana.

JUSTIÇA BARRA VOLTA ÀS AULAS

A juíza Simone Casoretti, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), suspendeu o retorno às aulas presenciais anunciado pelo governo do Estado a partir do próximo mês. A magistrada decidiu que o Estado deverá aguardar que os professores sejam imunizados para a covid-19. “O retorno às aulas sem que os profissionais da Educação estejam vacinados importa em ampliar a sua vulnerabilidade à covid-19, desenhando um cenário em que não é possível lhes assegurar o direito à saúde e o direito à vida, mesmo, como dito, com a adoção de medidas assecuratórias tais como a oferta de EPIs e de insumos de higiene”, escreveu Casoretti.

A decisão vale para todas as cidades que estejam nas fases vermelha ou laranja do Plano São Paulo, de reabertura econômica do governo estadual. A ação contra a volta às aulas presenciais foi apresentada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

Em nota enviada à Revista Regional, o governo de São Paulo informou que irá recorrer da decisão liminar, pois contraria as orientações do Plano São Paulo. O Estado não foi notificado ainda, então não há alteração de cronograma até o momento.

A nota diz que a prioridade da Secretaria da Educação é a segurança e saúde de todos os estudantes e servidores da educação, além do direito à educação, segurança alimentar e saúde emocional de todos os alunos.

“Para a retomada, a Secretaria de Educação adquiriu e distribuiu uma série de insumos destinados tanto aos estudantes quanto aos servidores, como 12 milhões de máscaras de tecido, mais de 440 mil face shields (protetor facial de acrílico), 10.740 termômetros a laser, 10 mil totens de álcool em gel, 221 mil litros de sabonete líquido, 78 milhões de copos descartáveis, 112 mil litros de álcool em gel, 100 milhões de rolos de papel toalha e 1,8 milhão de rolos de papel higiênico. Em todo o Estado, as 5,1 mil escolas estaduais receberam R$ 700 milhões através do Programa Dinheiro Direto na Escola de SP em 2020. Essa verba foi destinada para manutenção e conservação das unidades para a volta segura das aulas presenciais. Mais 700 milhões já foram liberados para os preparativos do ano letivo de 2021”, completa a nota.

ATUALIZAÇÃO DA REPORTAGEM: O governo do Estado reverteu a decisão judicial que suspendia o retorno das aulas presenciais para o dia 08 de fevereiro. A decisão foi proferida nesta sexta-feira, 29, pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Geraldo Francisco Pinheiro Franco. Com isso, as 5,1 mil escolas da rede estadual ficam autorizadas a iniciar o ano letivo a partir do dia 08, enquanto que unidades particulares e municipais podem retomar antes.

 

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?