Pesquisar

>

Post: Itu e Salto voltam à fase laranja; Estado cancela feriado de Carnaval e anuncia vacinação dos idosos

Itu e Salto voltam à fase laranja; Estado cancela feriado de Carnaval e anuncia vacinação dos idosos

  • Em coletiva de imprensa no início da tarde desta sexta, 29, o governador João Doria cedeu à pressão de prefeitos e tirou a região de Sorocaba da fase vermelha;
  • Porém, na fase laranja, apenas comércio essencial pode abrir no período noturno, feriados e finais de semana;
  • Estado também decidiu cancelar o feriadão de Carnaval deste ano em todas as cidades paulistas;
  • Doria anunciou ainda data para vacinação dos idosos

O governador João Doria anunciou nesta sexta, 29, que as regiões de Sorocaba (incluindo Salto e Itu) e Presidente Prudente passam, após uma semana de regressão, da fase vermelha para a laranja do Plano São Paulo, a partir da próxima segunda, 1º de fevereiro.

João Doria durante entrevista coletiva

“Houve um decréscimo nos indicadores de casos, internações e óbitos nas últimas duas semanas, mas a pandemia ainda está em um patamar muito elevado no Estado”, afirmou o governador.

Com as regras anunciadas há uma semana, todas as 645 cidades de São Paulo ficam na fase vermelha em dias úteis, das 20h às 6h, e em período integral aos finais de semana e feriados estaduais ou nacionais. Todas as regras do Plano SP estão detalhadas no site saopaulo.sp.gov.br/planosp/

As medidas vão vigorar até o dia 07 de fevereiro. Até lá, nenhuma região poderá avançar às fases amarela e verde, as mais flexíveis em relação ao atendimento presencial.

Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shopping centers, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

A venda de bebidas alcoólicas no comércio varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem restrições.

Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos estão disponíveis no site saopaulo.sp.gov.br/planosp e devem ser cumpridos com rigor. Prefeituras que se recusarem a seguir as normas estabelecidas pelo Estado ficam sujeitas a sanções judiciais.

SEM CARNAVAL E SEM FERIADO

Durante a entrevista coletiva desta sexta, o governo estadual anunciou o cancelamento oficial do ponto facultativo no Carnaval deste ano. A folia de rua já estava cancelada, assim como estão proibidas as festas privadas.

“Tomamos essa decisão porque entendemos ser o mais correto pela saúde, para seguir com o arrefecimento da pandemia por todo o Estado de São Paulo”, disse Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional.

IDOSOS VACINADOS

O governador João Doria afirmou ainda durante a entrevista que o Estado começará a vacinar contra a covid-19 idosos que vivem fora de asilos a partir de 08 de fevereiro. Nessa data, 206 mil pessoas com mais de 90 anos começarão a ser vacinadas.

Uma semana depois, a partir de 15 de fevereiro, mais 309 mil pessoas com 85 anos ou mais serão vacinadas. No total, 515 mil idosos serão vacinados. A primeira fase, com trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas, envolveu a vacinação de 1,6 milhão de pessoas. Doria não deu data para o começo da vacinação em idosos com menos de 85 anos, mas afirmou que eles fazem parte do grupo prioritário.

O governador afirmou ainda que o Estado está entregando mais 1,8 milhão de doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, para o Ministério da Saúde – das quais 410 mil ficarão em São Paulo. O Estado vacinou 328 mil pessoas até o meio-dia desta sexta, dia 29.

 

foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?