Pesquisar

>

Post: Pró-Memória de Indaiatuba lança coleção de livros

Pró-Memória de Indaiatuba lança coleção de livros

Coleção sobre o patrimônio cultural e memória de Indaiatuba
  • Pesquisa, em parceria com universidades renomadas, durou seis anos e traz registros do impacto na formação da cultura e identidade do município; os livros são um diálogo interdisciplinar que reflete duas linhas de estudo

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba promove, no dia 1º de fevereiro, o lançamento oficial da coleção “Patrimônio Cultural de Indaiatuba”, composta por cinco livros. O evento, que será virtual, a partir das 14h, marca o aniversário de 27 anos da autarquia, ligada à Prefeitura da cidade.

As publicações são resultado de um projeto de pesquisa, feito em parceria com universidades renomadas, que durou seis anos. Cada livro traz o registro do impacto na formação da cultura e da identidade de Indaiatuba, por meio de um diálogo interdisciplinar que reflete linhas de pesquisa sob diversas temáticas. “Esta coleção é um objeto de estudo inédito que objetivou investigar e entender o impacto que o patrimônio edificado, documental, museológico e arqueológico trouxe para a formação cultural e para a identidade da cidade. Trata-se de um diálogo interdisciplinar marcante com diversos olhares norteados por duas linhas de pesquisa: o patrimônio cultural, memória e cidade; e as instituições de memória e acervos”, conta Carlos Gustavo Nóbrega, superintendente da Fundação Pró-Memória e coordenador-geral do projeto.

Ao todo, foram impressas 500 unidades dos cinco volumes: “A Fazenda da Cachoeira do Jica”; “Catálogo da Hemeroteca”; “Guia das Fazendas”; “Guia dos Fundos Públicos”; e “Plano Museológico”, que serão distribuídos para escolas municipais, universidades e bibliotecas a fim de democratizar a informação para que contribua, eficientemente, para o desenvolvimento social e construção do senso crítico da população. “Resgatamos, com estes registros, pérolas muito importantes que estavam escondidas e são fundamentais para a formação da cidadania”, afirma Nóbrega. Os materiais integram outros títulos que visam divulgar o trabalho aprofundado de pesquisa idealizado pela Fundação Pró-Memória para fomentar a discussão, preservação e difusão dos bens culturais de Indaiatuba, promovendo a capacidade de mudança da sociedade acerca do meio social em que estão inseridas. Futuramente, todos os títulos serão transformados em e-books para acesso em diferentes plataformas digitais. Outras ações

Além do lançamento da coletânea, a Fundação Pró-Memória apresentará o novo site, totalmente repaginado e mais interativo, além do acesso à Biblioteca Municipal, que, agora, tem acesso on-line aos seus mais de 400 títulos. “Desenvolvemos uma nova plataforma que tornará mais fácil o acesso ao nosso acervo, à reserva e à renovação de livros. O sistema de coleta e devolução passará a ser drive-thru”, revela o superintendente que acredita que, desta forma, haverá um maior controle das reservas e, consequentemente, do extravio dos livros.

foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?