- O Pantone Color Institute definiu que 2021 terá duas “cores do ano”: o amarelo e o cinza, representando força e positividade
Por mais de 20 anos, a Cor do Ano Pantone influencia a cada ano o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, decoração e design industrial, bem como embalagens de produtos e design gráfico.
Para 2021, o Pantone Color Institute definiu que, ao contrário dos anos anteriores, este não terá apenas uma, mas duas cores: a Pantone 17-5104 Ultimate Gray e a Pantone 13-0647 Illuminating. O cinza e o amarelo – duas cores independentes – mostram, de acordo com o instituto, que elementos muito diferentes podem se unir para se apoiar. “Esta é a melhor forma de compreender a dupla da Cor do Ano Pantone 2021. Prática e sólida, ao mesmo tempo calorosa e otimista, esta união representa a força e a positividade. É uma história de cores que envolve sentimentos mais profundos de respeito como uma promessa ensolarada e amigável”, destaca o comunicado do Pantone Color Institute distribuído à imprensa.
E vai além: “Como uma mensagem de felicidade apoiada pela força, a composição de Ultimate Gray e Illuminating é um anseio que nos traz esperança. Temos que acreditar que tudo ficará mais iluminado – isso é essencial para o espírito humano.”
Segundo o instituto, conforme as pessoas procuram maneiras de se fortalecer com energia, clareza e esperança para superar a incerteza contínua, cores animadas e empoderadas aplacam a busca por vitalidade. A Pantone 13-0647 Illuminating é um amarelo brilhante e alegre cintilando com vivacidade, um tom amarelo caloroso imbuído de energia solar.
Já a Pantone 17-5104 Ultimate Gray é emblemático de elementos sólidos e confiáveis que são eternos e oferecem uma base firme. Como as cores dos seixos na praia e os elementos naturais cuja aparência envelhecida realça a capacidade de resistir ao teste do tempo, a Ultimate Gray tranquilamente estimula sentimentos de moderação, estabilidade e resistência.
Como incentivo à motivação, a união de Ultimate Gray e Illuminating aponta para a necessidade inata de querer ser visível, de ser visto e de ser reconhecido, de ter todas as vozes ouvidas. “Uma composição de cores cujos laços entre o insight, inovação e intuição, com respeito pela sabedoria, experiência e inteligência, inspiram a regeneração, nos forçando na direção de novas formas de pensar e novos conceitos”, conclui o estudo das cores pelo Pantone Institute.
O processo de seleção da Cor do Ano Pantone requer escolhas bem cuidadosas e muita análise de tendências. Para chegar à seleção, ano após ano, os especialistas em cores da Pantone no Pantone Color Institute vasculham o mundo em busca de novas influências de cores. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte em viagem e novos artistas, a moda, todas as áreas do design, famosos destinos de viagens e novos estilos de vida, novos playstyles e novas condições socioeconômicas. As influências também podem surgir de novas tecnologias, novas matérias primas, texturas e efeitos que afetam a cor, as plataformas de mídia social tão relevantes e até os próximos eventos esportivos que capturam a atenção mundial.
O Pantone Color Institute é a unidade de negócios da Pantone que destaca as principais cores sazonais das passarelas, seleciona a cor Pantone do Ano, prevê tendências globais de cores e assessora empresas em cores para produtos e identidade visual de marca. Por meio de estudos que preveem tendências sazonais, psicologia e consultoria em cores, o Pantone Color Institute faz parceria com marcas globais para alavancar efetivamente o poder, a psicologia e a emoção das cores em sua estratégia de design.
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