>

Post: Itu soma mais 1 morte e muda atendimento de covid

Itu soma mais 1 morte e muda atendimento de covid

  • Itu confirmou mais uma morte por covid;
  • Indaiatuba teve maior número diário de casos: 164 positivos e soma 1.622 suspeitos aguardando resultados de exames;
  • Secretaria da Saúde de Itu mudou todo o sistema de atendimento de covid. Agora dois postos de saúde e um Pronto Atendimento foram destacados exclusivamente para esse fim, visando evitar a contaminação cruzada
Novos casos de covid registrados na região

Nas últimas 24 horas, Itu registrou mais uma morte por covid: a paciente tinha 75 anos estava internada em hospital da cidade. Foram confirmados 26 infectados nesta terça-feira, 19 de janeiro. Com isso, Itu soma 6.579 casos confirmados, com 145 mortes e 6.142 recuperados. Há 243 suspeitos aguardando resultados de testes, 12 pacientes internados em leito clínico e 13 em UTI. A taxa de ocupação das UTIs diminuiu para 75% no Hospital Municipal e está em 60% no Hospital de Campanha.

A Secretaria de Saúde de Itu informou nesta terça-feira que implantou um novo sistema de atendimento de covid na cidade. Serão destinadas duas Unidades Básicas de Saúde e um Pronto Atendimento dedicados exclusivamente ao combate ao coronavírus. As UBSs 06 (Padre Bento) e 11 (Cidade Nova I) atenderão pacientes com sintomas leves de segunda a sexta-feira. O Pronto Atendimento Covid, anexo ao Hospital de Campanha, será destinado aos casos graves durante a semana, também aos casos leves aos finais de semana e após o horário das UBSs.

Portanto, a partir deste dia 21, pessoas com suspeita da doença não serão mais atendidas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h e no PAM (Pronto Atendimento Municipal), localizado na Vila Martins, região do Pirapitingui. Esse tipo de atendimento também não ocorrerá mais, a partir do dia 25, nas outras 14 UBSs existentes no município.

A medida visa evitar contaminação cruzada, uma vez que tanto na UPA, no PAM quanto nas demais UBSs há atendimento para outras doenças. No caso das UBSs, as mesmas estão sendo preparadas para o esquema de vacinação contra a doença em Itu.

Nesta quinta-feira, 21, às 7h, passa a funcionar durante 24 horas o Pronto Atendimento Covid, anexo ao Hospital de Campanha. Já a partir de segunda-feira, 25, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 06 e 11, localizadas respectivamente no Padre Bento e Cidade Nova I, serão pontos para consulta médica e exames PCR e teste rápido para covid.

A recomendação é que pessoas com sintomas gripais leves se dirijam à UBS 06 ou à UBS 11, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Após esse horário e aos finais de semana, a orientação é para que procurem o Pronto Atendimento Covid.

Pessoas que apresentarem sintomas como febre, desconforto respiratório, perda de olfato e paladar, devem procurar o Pronto Atendimento Covid. Essa orientação também é válida para casos já positivos com agravamento dos sintomas.

INDAIATUBA

Em Indaiatuba, segundo a Secretaria de Saúde, foram registrados mais 164 casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas. Não ocorreu óbito nas últimas 48 horas.

Desde o início da pandemia, 12.751 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 315 morreram e 12.394 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar. Há 1.622 casos suspeitos aguardando resultados de testes. A espera tem sido de até 15 dias, por conta da alta demanda, segundo a Prefeitura.

Nesta terça, 19, há 57 internados, dos quais 42 estão confirmados para covid-19. Do total, 32 estão em leitos clínicos e 25 em UTI. A rede privada voltou a ter vaga em sua UTI, mas a taxa de ocupação está em 86%. Já na rede pública, o Haoc está com 50% de ocupação e os leitos extras em Campinas, com 44%.

A Prefeitura de Salto, ao contrário das demais administrações, não divulgou boletim epidemiológico no final da tarde desta terça-feira, 19, como de costume. Esta matéria foi postada às 19h sem os novos números de Salto. 

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?