- No fim de semana, Indaiatuba registrou mais 2 óbitos pela doença, incluindo o de uma criança de 11 anos, que estava internada em Campinas;
- UTIs do Hospital Municipal de Itu e da rede privada de Indaiatuba continuam lotadas;
- Prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, testou positivo para covid-19
Indaiatuba registrou mais 2 mortes por covid no final de semana, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Uma das pacientes tinha apenas 11 anos e estava internada desde o dia 05 de janeiro no Centro Infantil Boldrini, em Campinas, onde fazia tratamento oncológico. O outro óbito foi de um homem de 56 anos que estava internado no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) e depois foi transferido para o Hospital Santa Ignês.
De sábado, 16, a esta segunda, 18, Indaiatuba confirmou mais 176 casos positivos de covid. Desde o início da pandemia, 12.587 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 315 morreram e 12.232 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar.
Há 1.622 suspeitos aguardando resultados de exames. Em resposta à Revista Regional, a Prefeitura de Indaiatuba confirmou, na semana passada, que existe um atraso de até 15 dias nos resultados dos testes, por conta da grande demanda na região. Isso justificaria o alto número de suspeitos desde o final de 2020.
Nesta segunda, 18, há 61 internados, dos quais 40 estão confirmados para covid-19. Do total, 34 estão em leitos clínicos e 27 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação das UTIs é a seguinte: 46% no Haoc e 50% nos leitos extras contratados em Campinas. Já a UTI da rede privada continua lotada.
Itu não teve mortes confirmadas por covid no final de semana, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde. No período, foram diagnosticados 130 novos infectados e o total foi a 6.553 casos confirmados, sendo que 144 pessoas morreram e 6.086 se recuperaram. Há 157 suspeitos aguardando resultados de exames, 15 pacientes internados em leito clínico e 12 em UTI. No Hospital Municipal, a UTI para pacientes com covid continua lotada. Já a UTI do Hospital de Campanha está com ocupação de 60%.
Nesta segunda, 18, o prefeito ituano Guilherme Gazzola usou sua página oficial no Facebook para anunciar que testou positivo para covid-19. Segundo ele, desde o início da pandemia, vem realizando testes periódicos por conta de seu contato direto com a população, inclusive nas ações da área de saúde, e o último deles, feito no final de semana, deu positivo. O prefeito afirmou que está, desde então, em sua casa, cumprindo isolamento e seguindo as orientações da equipe de saúde. “Estou bem e sendo acompanhado pela equipe do SUS do município de Itu. Todas as agendas presenciais foram canceladas”, escreveu.
Salto também não confirmou mortes por covid no fim de semana, mas registrou 41 novos contaminados. Com isso, a cidade soma 4.791 casos desde o início do surto, sendo que 98 morreram e 4.677 se recuperaram. Há 644 suspeitos à espera de resultados de exames, 16 internados, sendo 6 em UTI. A taxa de ocupação da UTI da rede pública está em 67%. A situação do hospital da rede privada não foi divulgada.
foto: BIRF